Quero me separar, mas não consigo acompanhar esta decisão por uma ação. O que falta?

por Anette Lewin

“Tenho a decisão tomada em minha mente, quero me separar, porém preciso agir. Parece que existe uma barreira me impedindo. O casamento, está um caos, sem diálogo, cada um no seu quarto, me sinto irritadiço quando ela está por perto, nem consigo encará-la. Preciso ser feliz, quero muito isso. Tenho uma filha de 16 anos.”

Continua após publicidade

Resposta: Antes de mais nada vale a pena tentar entender como o casamento chegou ao caos em que se encontra para certificar-se que não há mesmo volta. Afinal, separar-se por uma sensação de “não aguento mais” ou “preciso ser feliz” é muito pouco para um casamento tão longo.

Primeira etapa: entenda o que acontece:

1º) Tente enumerar em sua cabeça o que está te incomodando: Determinadas atitudes dela?; Sua necessidade de conhecer outras pessoas?; Falta de planos em comum?

2º) Tente entender também no que a separação modificaria sua vida: Você viveria sozinho?; Compartilharia a guarda de sua filha?; Faria atividades diferentes das que faz enquanto casado?

Continua após publicidade

3º) Tente entender melhor o novo caminho que quer trilhar após a separação e avalie se esse caminho realmente traz a você, não só uma sensação de maior conforto, mas também um perspectiva de vida mais adequada ao seu modo de ser.

4º) Não esqueça também de avaliar os bons momentos e tudo aquilo que vocês construíram juntos. Afinal, certamente houve períodos em que o casamento, de alguma forma, funcionou.

Segunda etapa: parta para a ação

Continua após publicidade

1º) Explique à sua esposa objetivamente o motivo da separação: Uma vez cumprida essa etapa, caso a sensação de que é hora de se separar persista, você precisa retomar a conversa com sua esposa e explicar a ela por que está tomando essa decisão. Tente ser objetivo e evite retomar discussões que não levam a nada.

2º) Diga que a decisão está tomada e vocês apenas precisam resolver questões de ordem prática como moradia, guarda da filha, despesas etc.

3º) Prepare-se para reações emocionais pesadas. Afinal, você está com a decisão tomada, mas não sabemos se ela também refletiu e se preparou. Ouça o que ela tem a dizer e, se nada do que for dito mobilizar você a ponto de reavaliar o relacionamento, apenas escute sem argumentar. Argumentos nessa hora podem ser levados como dúvida e você diz que está certo de sua decisão, não é? Então apenas mantenha-a e reafirme-a quando perguntado.

4º) Comece a colocar a decisão em prática. Caso você seja a pessoa que vai sair de casa, comece logo a procurar algum lugar para ir. Em geral uma atitude concreta é muito mais convincente do que argumentos. Talvez ela só se convença de que você está indo embora, quando você realmente… for embora.

5º) Prepare-se para enfrentar momentos de dúvida, solidão e questionamento. Afinal, você ficou casado por bastante tempo e se acostumou a ter sua mulher e sua filha por perto; acostumou-se com uma situação de companhia garantida que trocará por novas companhias ou pela convivência consigo mesmo.

Tente usar sua experiência anterior para enfrentar esses momentos com lucidez e responsabilizar-se pela construção da felicidade que você tanto quer.