Como proteger-se da radiação solar intensiva

por Sonia Corazza

Vamos falar sobre a importância de se proteger do sol.

Continua após publicidade

Você sabia que no Brasil, até os 20 anos já tomamos 75% da nossa cota de sol destinada à vida toda?

Vou explicar melhor. Cada um de nós, desde que nasce, tem um determinado CAPITAL SOLAR, isto é uma quantidade de horas que pode se expor ao sol.

Esse número de horas está ligado as nossas características genéticas, aquelas herdadas dos nossos familiares e tem ligação com a cor e outras características da pele.

Todos os dias vamos “gastando” um pouquinho desse capital, mesmo que seja numa caminhada até o ponto de ônibus, ao cuidar das plantas no jardim, ou até mesmo dentro do carro.

Continua após publicidade

O que eu quero chamar a atenção de vocês é que aqui no Brasil, que é um país tropical e recebe alta carga de radiação solar o ano todo, gastamos muito rápido o nosso capital solar. Isso deixe o corpo susceptível aos efeitos danosos do sol, que pode até causar a formação de um câncer de pele.

É por isso que se torna fundamental proteger a nossa pele diariamente, o ano todo, contra a ação dos raios solares. Incorpore o uso de filtro solar à sua rotina de cuidados pessoais.

Para o grau de insolação normalmente recebido nas cidades, durante o ano, um produto com Fator de Proteção Solar na faixa de 15 já é suficiente, afinal você não vai se esticar ao sol feito um lagarto, não é mesmo? Mas agora, com o Brasil pleno de sol e dias quentes, o ideal é adotar um filtro com fator de proteção 30 e caprichar na aplicação. Seja caridoso com sua pele e capriche na quantidade, deixando formar um bom filme protetor. Escolha produtos fabricados por empresas que comprovem a eficácia e segurança de suas fórmulas através de testes clínicos conduzidos por dermatologistas.

Continua após publicidade