Os oito passos do raja yoga e sua meditação

por Emilce Shrividya Starling

Hoje vou falar um pouco da raja yoga, a yoga real do autoconhecimento, yoga da auto-realização através do domínio da mente.

Continua após publicidade

A raja yoga é baseada na experiência do controle da mente e dos sentidos. Nossa fé não deve ser cega, ela deve estar alicerçada na vivência, na experiência, no conhecimento do Ser interior, da divindade dentro de nós.

Raja yoga é uma ciência que nos ensina a alcançar a verdade do Ser interior através de um método organizado e prático. Essa ciência propõe a nos dar meios de observação dos estados internos e o instrumento é a própria mente. Ela nos ensina como concentrar a mente para adquirir os poderes da mente.

Através do conhecimento da mente adquirimos o conhecimento de nós mesmos e vamos ficando livres da angústia, dos medos, da depressão, da frustração dos desejos insatisfeitos.

Como diz o yogue Swami Vivekananda: “O mundo está pronto a entregar seus segredos, se soubéssemos ao menos bater-lhe à porta, como dar o golpe necessário. O vigor e a força do golpe vêm através da concentração. Não há limites para o poder da mente humana. Quanto mais concentrada é, mais poder atrai para reforçar determinado ponto: esse é o segredo.”

Continua após publicidade

É fácil concentrar a mente em coisas exteriores porque ela se dirige naturalmente para fora, porém é mais difícil concentrá-la em nosso interior. E a Raja yoga nos ensina como concentrar a mente para sermos mais felizes e saudáveis.

Essa prática é física e mental, pois a mente está intimamente ligada ao corpo. Se o corpo estiver doente, a mente também se torna doente; se o corpo está saudável, a mente se torna saudável e forte. Se ficarmos zangados ou com raiva, a mente se perturba e o corpo também sente essa emoção negativa através de doenças psicossomáticas.

A raja yoga está dividida em oito passos:

Continua após publicidade

1. Yama – não matar, não mentir, não roubar, não ser desequilibrado e não cobiçar
2. Niyama – pureza do corpo e da mente, contentamento, auto-esforço, estudo de si mesmo e das escrituras sagradas, entrega de si mesmo a Deus
3. Asanas – posturas psicofísicas, exercícios físicos e mentais da hatha yoga
4. Pranayama – controle do prana através de exercícios respiratórios
5. Pratyahara – controle dos sentidos
6. Dharana – concentração da mente em um ponto
7. Dyana – meditação
8. Samadhi – união com o Ser interior.

Yama e Niyama é a ética do yoga. São treinamentos morais que controlam as emoções. Desenvolvem harmonia e virtudes como não-violência, bondade, caridade, compaixão. É não magoar ninguém nem ser violento em pensamentos, palavras e ações.

As posturas da hatha yoga conservam o corpo forte, flexível e saudável.

Os exercícios respiratórios e o controle dos sentidos ensinam a acalmar e regular a respiração, acalmando e controlando assim a mente.

A concentração, a contemplação, a meditação do yoga nos conduzem a níveis profundos e calmos. São práticas que harmonizam e trazem paz interior. É a busca da alma, a conexão com o divino, com o Ser interior dentro de nós.

Aprenda a meditar

Experimente meditar com regularidade, 15 ou 20 minutos e vivencie como essa prática pode transformar sua vida para melhor:

Sente-se muito tranquilamente na cadeira, com os pés paralelos no chão ou sente-se no chão, em uma almofada, com as pernas cruzadas.

Alongue sua coluna e abra os ombros. Permita que sua postura fique alinhada, sem tensão.

Coloque as mãos para baixo sobre os joelhos com os polegares e indicadores se tocando.

Feche os olhos e relaxe seu rosto com um leve sorriso. Fique bem quieto.

Sem fazer nada para respirar, tome consciência da inspiração e da expiração repetindo mentalmente So Ham, que significa: Eu sou uno a Deus .
Ao expirar, repita mentalmente So. (a pronúncia é: sou)
Ao expirar, repita mentalmente Ham (a pronúncia é : ram)

Torne-se consciente da inspiração e da expiração, repetindo So Ham.

A repetição desse mantra tem o poder de acalmar profundamente a mente e nos levar para o espaço interior do Ser divino em nós.

Entenda que So é a energia universal e Ham é a pura Consciência divina.

Apóie-se neste mantra poderoso, permita que ele lhe conduza para dentro e experimente quietude e bem-estar.

Com a prática regular você vai sentir apoio interior, mais autoconfiança, coragem e alegria.

Você pode também meditar antes de dormir. Acomode-se na posição que gosta para dormir e caia no sono repetindo mentalmente So Ham. Você dormirá melhor, terá bons sonhos e isto refletirá em sua vida, pois você vai se sentir uma pessoa mais calma.

Pratique os ensinamentos do yoga e sinta como sua vida se torna plena de encantamento, prosperidade e força interior. Fique em paz! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!