Como você reage frente a uma briga ou discussão?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

por Eduardo Yabusaki

Por mais que a paixão e o amor sejam grandes, há momentos em que as divergências falam mais alto e inevitavelmente os desentendimentos ocorrerão e farão parte do relacionamento.

Continua após publicidade

Se é fato que isso ocorrerá, por que não evitar que o desgaste seja maior? Afinal, o relacionamento é um bem precioso que deve ser nutrido e preservado, se oobjetivo é o de permanecerem juntos numa relação compromissada e duradoura.

Em toda relação entra a imprevisibilidade do ser humano, que é emocionalmente intempestivo e reativo, ficando sujeito às circunstâncias e impulsos. Nessas condições tudo foge ao controle.

Mas pode se adotar o caminho da pacificação e procurar abrandar os efeitos da briga. Ou seja, apagar o incêndio dos sentimentos agressivos que foram despertados durante a discussão. Entretanto, essa situação não evita ofensas, mágoas e ressentimentos que possam ser disparados por ambos.

Outro caminho é evitar o desentendimento, criando sempre um campo menos tenso para se conversar sobre problema ou situações que provoquem desencontros entre o par. Porém, conseguir manter esse clima, mesmo em situações de contrariedade, deve ser uma arte, pois é preciso que ambos tenham a iniciativa de estimular a tolerância um com o outro.

Continua após publicidade

O maior problema é que quando se esbarra em diferenças, um acaba querendo mostrar ao outro que o seu ponto de vista é o mais correto ou o mais perfeito… e assim o confronto acaba sendo inevitável.

A grande questão é que cada um deve desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro e não só ouvir e concordar ou discordar, mas sim compreender a situação segundo a ótica do outro, considerando suas características, personalidade, sentimentos e absorver uma real compreensão do que o outro esteja manifestando.

Este é um exercício difícil entre os pares, mas pode ser importante para que consigam perpetuar o relacionamento e criar vínculos ainda mais fortes e maduros, evitando assim um grande vilão dos relacionamentos: o desgaste.

Continua após publicidade

Não existem fórmulas mágicas para a boa convivência, mas será sempre importante ser flexível e expressar bons sentimentos. Ou seja, enfrentar com maior assertividade situações delicadas ou difíceis do relacionamento, isso significa dizer o que pensa e sente sem se sobrepor ao outro. Sejam felizes!