Como saber se realmente preciso de psicoterapia?

por Eduardo Ferreira Santos

Quatro motivos que justificam fazer psicoterapia:

Continua após publicidade

1º) O “gatilho” indiscutível que aponta para a necessidade de um tratamento psicoterapêutico é, obviamente, quando a pessoa sente um sofrimento psicológico e não consegue lidar com ele.

2º) Muitas vezes, esse sofrimento aparece na forma de doenças ou sintomas físicos, tais como gastrite, irritabilidade intestinal, mal-estar inexplicável por motivos biológicos, enfim, uma gama imensa de problemas médicos cuja resposta habitual de um clínico é “você não tem nada!”.

Ora, se você não está se sentindo bem, não pode não haver NADA, mas certamente algum fator psicológico pode estar interferindo e lhe causando sofrimento.

3º) Um outro motivo para procurar uma psicoterapia seria no caso de se passar por uma situação difícil na vida, uma crise com a qual não se consegue lidar. Uma outra pessoa (técnica) poderá ajudá-la a ver os vários ângulos dessa questão e ajudá-la a solucionar esse momento.

Continua após publicidade

4º) Por fim, uma psicoterapia SEMPRE pode ser útil para que você se conheça mais e melhor e tenha mais domínio sobre suas ações no mundo tão agressivo em que vivemos.