Ataques de fúria no trânsito: saiba como tratar

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho tido repetidamente ataques de fúria, principalmente no trânsito, perco totalmente o controle, cheguei a quase provocar um acidente! Sempre tive problemas de humor, tomo Paroxetina diariamente, melhorou muito, mas os ataques de fúria, sinto que estão cada vez mais frequentes. O que preciso fazer? Me ajude, por favor."

Continua após publicidade

Resposta: Essas crises de irritabilidade e agressividade podem estar associadas a um problema que antigamente era chamado de "Disfunção Cerebral Mínima" ou "Disritmia Cerebral".

Havia até quem chamasse esse tipo de comportamento de "Epilepsia Emocional".

A Psiquitria Moderna não considera mais esse diagnóstico, mas minha experiência clínica demonstra que a utilização controlada de um antiepilético fraco, também conhecidos como "Estabilizadores do Humor" podem ajudar bastante.

São vários os medicamentos desse tipo disponíveis no mercado (Lamotrigina, Topiramato, Carbamazepina, OxiCarbamazepina, Acido Valproico) mas, apenas um especialista, após fazer um cuidadoso eletroencefalograma poderá lhe prescrever a medicação ideal.

Continua após publicidade

Procure um psiquiatra "das antigas" que ele poderá ajudá-lo nessa questão.

Atenção!

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade