DESTAQUES

Relação hostil entre os pais estressa a criança? Como acalmá-la?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
Infelizmente, as crianças protagonizam a "doença" familiar

por Blenda de Oliveira

"Meu netinho de 7 anos anda muito nervoso. Sei que é devido à relação hostil entre os pais. Já cheguei a aconselhá-los a procurar um terapeuta familiar, mas não aceitam. Me ajude a acalmar meu netinho."

Resposta: Se você tem facilidade de estar com seu neto, busquer estar mais com ele e converse dentro do possível sobre a situação dos pais, deixando claro que esse é um problema que alguns adultos enfrentam e que ele nada tem a ver com isso.

Procure se manter por perto e assegurar ao seu neto que ele pode conversar com você quando estiver muito nervoso.

É interessante mostrar para ele que parte da agitação que ele está sentindo é por que se preocupa muito com os pais e fica triste em vê-los nessa situação.

Se achar que ele está frequentemente mais agitado, talvez possa buscar uma ajuda psicológica para ele. Faço uma ressalva que buscar essa ajuda psicológica, não poderia ser sem autorização dos pais. Seria apenas uma sugestão sua aos pais, mostrando que o filhinho precisa conversar com alguém sobre os momentos que tem ficado muito agitado. Assim ao invés de você focar no casal, focaria no seu neto, provavelmente essa agitação deve estar aparecendo na escola.

Com isso, os pais serão chamados e, a partir daí, há uma possibilidade deles buscarem uma ajuda. Infelizmente, as crianças protagonizam a "doença" familiar e, por meio delas, os pais podem tomar conta deles próprios.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Ninguém é muita areia para o caminhão de ninguém. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.