Minha esposa não suporta minha família e vice-versa. Dá para resolver?

por Anette Lewin

“Eu e minha esposa estamos tendo problemas sérios de relacionamento devido a desentendimentos dela com a minha família, a qual ela desenvolveu verdadeira aversão, isto por ela dar pequenos palpites, coisas que minha sogra também faz, mas que nunca levei em conta. Enfim, agora a situação se complicou e minha família também criou uma antipatia por ela, pois viu que não havia reciprocidade nos sentimentos. Eu sou muito ligado às minhas irmãs e acho que isso acabou causando ciúmes em minha esposa, mas é difícil acreditar que chegaria a algo tão sério. Será que dá para reverter este quadro?”

Continua após publicidade

Resposta: Pois é… tentar conciliar duas pessoas já é difícil, duas famílias então…

Mas é uma situação que todo mundo que casa tem de enfrentar. Então vamos refletir sobre a melhor forma de lidar com isso.

É preciso, antes de mais nada, entender que famílias diferentes pensam de forma diferente, têm costumes diferentes e, para cada uma, seu modo de pensar e agir parece ser o mais correto. A pessoa que entra numa família já formada acaba sendo um estranho que, num primeiro momento, certamente será observado, testado e muito frequentemente rejeitado. Por melhor que seja.

A aceitação do novo participante só se fará, em geral, com o tempo. Ou jamais acontecerá. Sim, porque quem escolheu casar foram duas pessoas. Suas famílias não tiveram escolha!

Continua após publicidade

Se você está percebendo que sua esposa rejeita suas irmãs por ciúmes, tente evitar, quando ela estiver com você, grandes demonstrações afetivas ou assuntos que a excluam. Nada pior para uma esposa do que ter de escutar um monte de vezes aquela velha historia de infância de seu marido da qual ela não participou. Isso sem falar nas gargalhadas e comentários que a fazem sentir-se uma estranha no ninho. Chato, não? O ideal, nessas situações, é que sejam abordados assuntos dos quais todos os presentes possam participar em igualdade de condições.

Avalie tambem se a frequência de visitas ou encontros familiares não está muito grande. Muitas esposas esperam que os programas a dois da época de namoro continuem a existir depois do casamento e costumam ficar irritadas quando eles são integralmente substituídos por jantares na casa da sogra.

Ainda nesse sentido, evite mesmo quando estiverem a sós, usar familiares como tema de discussão. Um jantar a dois certamente será mais agradável se os assuntos abordados forem assuntos que envolvem apenas o casal. De nada adianta fugir do jantar familiar se a ” familia” acaba sendo o tema central do jantar romantico!

Continua após publicidade

E, por fim, lembre-se que muitas vezes a familia de origem acaba sendo depositária de queixas que o cônjuge não consegue fazer diretamente a seu parceiro. É infinitamente mais fácil dizer “não gosto de sua irmã”, do que dizer” não gosto desse aspecto em você”.

Nesse sentido, uma avaliação constante e verdadeira de como anda a relação conjugal ainda é o melhor remédio contra as tão frequentes picuinhas familiares.