Por que casais em relações estáveis ficam muito tempo sem fazer sexo?

por Arlete Gavranic

É comum receber e-mails no Vya Estelar ou mesmo pessoas no consultório que relatam ter longos períodos de abstinência sexual dentro de relacionamentos estáveis.

Continua após publicidade

Vamos entender isso. Em geral quem boicota esse sexo é a mulher. O motivo principal é a falta de afeto, carinho e romantismo na relação.

É a ‘síndrome de cinderela’. A mulher recolhe e guarda mágoas por não receber essa atenção afetiva. Ela sente o parceiro desejando só o sexo; sem contar suspeitas traição que deixam aguçadas angústias e insatisfações.

Outras perdem o desejo sexual devido ao comportamento frágil e submisso do parceiro em relação à sua família de origem: aquele filho imaturo que continua dependente, financeira e ou emocionalmente dos pais.

Outras esperam e cobram desses homens que partilhem com elas o papel de educar filhos, e não façam só o papel do pai bonzinho ou legal. Elas esperam um homem/pai que coloque limites, converse, oriente… Sendo esse homem completo, ele despertará mais facilmente esse desejo sexual.

Continua após publicidade

Já o homem raramente faz esse boicote, mas quando acontece em geral pode estar interessado em outra mulher ou pode ter perdido o interesse em função do próprio desgaste da relação. Além do mais, o sexo do homem é muito mais genitalizado e ele necessita de novidades, que podem inclusive ser supridas se masturbando, acessando sites pornôs. Mas isso não significa que ele não goste dela, mas sim, que a atração está prejudicada, pois o homem é muito mais visual.

Muitas mulheres falam como se fosse natural ficar um, dois ou três meses sem sexo. Eu sempre converso com elas e pergunto se elas realmente gostam desse parceiro ou se esse boicote é um jogo de poder onde ela inconscientemente tenta se fazer desejada por ele. Outras vezes o sexo pode virar moeda de troca por um presente muito desejado, uma viagem, algo que faça com que esse homem se submeta ao desejo dela, satisfazendo-a. Aí ela se sente valorizada por ele realizar seus desejos. Mas nem sempre essa história de boicote dá certo. Essa carência e insatisfação sexual podem abrir portas para a infidelidade dele.

Sintomas físicos

Continua após publicidade

Esse desinteresse sexual pode ser também influência de déficit hormonal, distúrbios de tireoide, excesso de progesterona (hormônio feminino) ou de prolactina (hormônio que estimula a produção de leite), ou ainda déficit de ferro…

O fato é que relacionamento pede sempre cuidado e investimento. Tanto questões hormonais ou emocionais, ambas requerem tratamento.

O que deve ser evitado é se acomodar e achar que relacionamento é assim e que casais viram ‘amigos’ ou ‘irmãos’. Isso não pode acontecer, pois o espaço para a infidelidade fica aberto. E isso pode trazer ressentimentos difíceis de serem cicatrizados e aí o casal torna-se inimigo.

Dicas para reaproximação

– Veja quais as causas que mais te afastam, mostre para o parceiro;

– Jogue mágoas na lixeira! Sem chantagear ou manipular, fale do que você espera dele;

– Tentem ouvir um ao outro, não briguem, negociem mudanças, tentativas;

– Reinvistam no namoro, deixem a preguiça de lado;

– Tenham tempo para ser casal. Uma a duas vezes por semana façam algum programa a dois, é o mínimo necessário;

– Passeiem a dois;

– Façam carinhos, beijem-se. Namorem no cinema, no carro, no sofá da sala;

– Deixem o prazer dessas caricias tomar conta;

– Resgatem o tesão de namorar e aí… deixem o tesão conduzir o caminho restante.

Boa sorte!