DESTAQUES

Relacionamentos virtuais proporcionam amor ou fomentam solidão?

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Relacionamento virtual pode provocar emoções intensas

por Anette Lewin

Resposta: O relacionamento virtual pode ser saudavel ou patológico, como qualquer outro tipo de relacionamento. O que determina um relacionamento patologico, em geral, é a frequência exagerada, a dependência, a falta de criatividade e não o meio através do qual esse relacionamento acontece.

Um relacionamento apenas virtual pode provocar emoções intensas, decepções intensas e aprendizados intensos.

Em geral, num primeiro momento, as pessoas podem se esconder atrás da vitualidade. Mas para bom observador, após algum tempo de relacionamento, a verdade sobre quem está do outro lado acaba aparecendo. Só não vê quem não quer, assim como num relacionamento real!

Existe uma tendência natural das pessoas a condenar novas formas de relacionamento, novos instrumentos de comunicação mas, em geral tudo o que facilita o contato entre as pessoas acaba tendo sucesso. As ferramentas virtuais, inclusive, abrem novas perspectivas para pessoas que têm dificuldade em relacionamento por timidez, por exemplo, democratizando as oportunidades.

Outra vantagem dessas ferramentas é o resgate da linguagem verbal que andava meio sumida entre a população mais jovem. Esforçar-se para elaborar um pensamento, falar sobre um sentimento e refletir sobre qualquer assunto é mais saudável do que expressões monossilábicas às quais a comunicação estava se resumindo. Com a chegada das cameras e do Twitter, porém, não se sabe se haverá um retrocesso...

Quanto à solidão....bem, o ser humano nasce só e morre só. Comunicar-se, através de qualquer meio, atenua a sensação de solidão mas não preenche o vazio de ninguém que não esteja em harmonia consigo mesmo.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.