Como lidar com instabilidade na relação profissional, pessoal e familiar

por Rosemeire Zago

“Às vezes o que falo hoje pode não ser a mesma coisa que diria amanhã. Isso está me trazendo alguns problemas, como posso melhorar?”

Continua após publicidade

Resposta: Pelo pouco que você relata o mais indicado é você elevar seu autoconhecimento, ou seja, procurar se conhecer um pouco mais. Procure analisar cada uma das áreas de sua vida procurando identificar o quanto faz do que você quer ou se faz muito mais daquilo que esperam que você faça. Isso pode ser um dos motivos de sua instabilidade.

Você está constantemente buscando aprovação e reconhecimento? Pois quando temos essas necessidades – de aprovação e reconhecimento – acabamos por fazer muito mais para agradar a outras pessoas e não nos ouvimos, gerando assim uma alternância de opiniões, uma hora se quer uma coisa, outra hora se quer outra.

Será que você tem dado mais atenção ao que outras pessoas dizem ou aquilo que esperam que você faça e acaba se esquecendo do que você realmente deseja? Não responda essas questões sem antes fazer uma análise profunda.

Exercite ouvir a si mesmo

Continua após publicidade

Pare, reflita e exercite ouvir mais a si mesmo. Você poderá fazer isso com pequenas decisões no dia-a-dia. Cada vez que for decidir algo, pergunte a si mesmo o que quer fazer. Não decida nada sem pensar muitas vezes sobre o referido assunto. Perceba se pede a opinião de outras pessoas com frequência. E caso faça isso, sempre se lembre de perguntar a si mesmo a sua própria opinião e confronte com aquela que ouviu. Aos poucos você estará se ouvindo mais e assim com menos instabilidade naquilo que diz.