Relacionamentos passados influenciam modo de ver o presente

por Saulo Fong

Cada relacionamento que participamos em nossa vida faz parte da nossa história e nos afeta de alguma forma.  

Continua após publicidade

Não importa o quão curto ou longo durou a sua relação com outro ser humano, ambos foram influenciados pela presença mútua.

No relacionamento amoroso, essa influência em ambos é ainda mais profunda devido à intimidade do casal.  Cria-se um vínculo através da convivência e da troca.  Se ambos tiverem um filho juntos, esse vínculo será para a vida toda, mesmo que o casal se separe.

A rejeição ou o não reconhecimento dos relacionamentos passados acontece quando a pessoa não consegue assimilar algum aprendizado ou crescimento pessoal. Podemos perceber tal postura quando a pessoa sente algum incômodo quando relembra desse relacionamento ou quando age como se ele nunca tivesse acontecido. Essa postura irá influenciar os relacionamentos seguintes, pois muitas vezes a pessoa fica receosa ou fechada às novas interações mais íntimas com medo de sofrer novamente uma experiência similar.

Uma alternativa é aceitar, acolher e reconhecer todos os relacionamentos passados como experiências válidas que lhe transformaram e lhe desenvolveram.

Continua após publicidade

O que não aceitamos no outro gera um incômodo em nosso corpo. O caminho da aceitação está diretamente ligado ao aprendizado em integrar e transcender esses incômodos. A capacidade de não julgar e a consciência corporal através da meditação podem ser de grande valia no caminho da aceitação.

Essa postura traz força e tranquilidade para que novos relacionamentos possam ocorrer de forma mais tranquila e harmônica. Caso você não consiga fazer esse caminho de aceitação sozinha, um terapeuta pode ser de grande ajuda.

O você de hoje é resultado de suas interpretações de todos os relacionamentos e experiências que teve no passado. Uma nova forma de olhar essas experiências irá lhe trazer tranquilidade e plenitude, enquanto que outra poderá ocasionar medos e desconfortos.  

Continua após publicidade

Sempre que olhamos para uma determinada situação enxergando o todo e não só os aspectos negativos, que por conta de nossas crenças, podem estar com um peso maior do que o devido, percebemos também os aspectos positivos dessa vivência e nos renovamos para alçar novos voos.  A escolha é sua.