Como posso aprender a dizer não sem magoar outra pessoa?

por Rosemeire Zago

Resposta: Aprender a dizer não é um exercício que deve ser praticado diariamente nas pequenas situações. Geralmente evita-se dizer não buscando, consciente ou inconscientemente, agradar a todos. Procure identificar a causa de sua dificuldade em dizer não. O que você busca? Aprovação, reconhecimento, agradar? Ao ser identificada a origem, com certeza irá se libertar dessa necessidade que te impede de dizer não. Isso vai acontecer na medida em que você se conscientizar, que mais importante que agradar aos outros, é ser coerente e respeitar acima de tudo aquilo que sente.

Continua após publicidade

Gostaria de saber por que tenho medo de conversar com as pessoas, principalmente com o meu patrão?
Fico tremendo, esqueço o que iria falar, fico gaguejando… Será que tem relação com minha infância?

Resposta: Pode estar relacionado com sua infância sim. Você já percebeu se o seu medo de conversar com as pessoas e seu patrão está relacionado com a figura de autoridade? Ou você tem medo de toda e qualquer pessoa? Geralmente, o medo citado por você tem origem na infância, como por exemplo, ter tido pais críticos, autoritários, controladores, como se buscassem o respeito através do medo, não permitindo que você se expressasse. E hoje adulto, esse medo continua tão vivo dentro de você como se estivesse revivendo aquilo que sentiu no passado, e que justificaria suas reações, que podem ou não ser as mesmas que tinha quando criança. Independente do motivo, o mais indicado é que você faça uma psicoterapia com um profissional de sua confiança ou indicado por alguém para identificar a origem de seu medo.

Como vencer o medo de ‘mexer no vespeiro’, no passado, das relações interpessoais?

Resposta: Essa é uma crença muito comum das pessoas pensarem que não devem buscar se lembrar das vivências que tiveram no passado, acreditando que irão mexer num verdadeiro vespeiro, e que assim irão criar mais problemas, o que é um verdadeiro engano. Para vencer esse medo, você deve se conscientizar que tudo que sentimos está registrado em nossa psique – mente. Sendo assim, só conseguimos nos libertar dessas experiências, conforme aprendemos a lidar com cada uma de nossas emoções reprimidas.

Continua após publicidade