Ter atitude homossexual não faz de ninguém homossexual

por Arlete Gavranic

Resposta: Todas as pessoas dirigem sua atenção e desejo para alguém que representa seu objeto de amor e eroticidade, isso é o que chamamos de orientação sexual. Se você dirige seu desejo para pessoas de sexo diferente do seu, você tem orientação heterossexual. Se o seu desejo é por pessoas do mesmo sexo que o seu, sua orientação é homossexual.

Continua após publicidade

Pessoas que alternam seu desejo por ambos os sexos são bissexuais. Alguns predominantemente homossexuais, mas com atração de vez em quando por alguém do outro sexo, outros são predominantemente heterossexuais e tem atração de vez em quando por alguém do mesmo sexo.

A homossexualidade é apenas uma orientação sexual, não é doença nem ‘sem-vergonhice’, é apenas a manifestação do desejo afetivo sexual de uma pessoa.

Por que acontece? A pessoa nasce homossexual ou se torna durante a vida?

Resposta: Muito já se estudou sobre o assunto, mas ainda não se sabe. Muitos dizem se sentir homossexuais desde a infância, outros dizem que ‘despertaram’ para esse interesse na adolescência. Existem algumas leituras psicológicas sobre a interferência das figuras paterna e materna na infância como sendo significativas nessa formação de uma orientação sexual, mas não se pode dizer que foi o meio social ou a família que levou à formação dessa orientação sexual, até porque na mesma família outros filhos terão desejos hetero e foram criados no mesmo contexto.

Continua após publicidade

Não é opção!!!

É errado afirmar que a homossexualidade é uma opção que a pessoa fez. Ninguém acorda de manhã e decide ‘vou ser homossexual’, essa orientação é da pessoa, aliás concordo que "… quase todos os homossexuais, se pudessem escolher, gostariam de ser heteros" como afirma Cláudio Picazio, autor de Diferentes Desejos: Adolescentes homo, bi e heterossexuais.

Digo isso, pois sabemos que apesar da vivência homossexual ser uma realidade, é repleta ainda de conflitos e sofrimento, pois há receio da reação familiar e do preconceito.

Continua após publicidade

A única coisa que as pessoas podem escolher é se irão ou não assumir uma vida homossexual. Isso porque a orientação homossexual implica em desejo, atração física e emocional, mas assumir o comportamento homossexual com relações amorosas e/ou sexuais com parceiros do mesmo sexo, isso sim é uma escolha.

Sabemos que muitas pessoas devido a uma formação moral ou religiosa rígida, por receio de frustrar familiares ou pela condição profissional escolhem não assumir, ou adiar, uma vida homossexual. Podemos questionar se isso não é uma repressão, mas é sim uma escolha da pessoa em assumir ou não sua orientação na sua vida.

Ter atitude homossexual não faz de ninguém homossexual

É importante deixar isso claro! Muitas pessoas vivenciam na adolescência (e até na vida adulta) experiências homossexuais, há muitas brincadeiras entre amigos do mesmo sexo “o troca-troca”, a comemoração do futebol repleto de abraços e ‘passadas de mão’; o abraço de amigas que desperta desejo e pode gerar um ‘amasso’, o beijo, esses são apenas exemplos corriqueiros de fatos que podem e acontecem com frequência na vida das pessoas e não faz delas homossexuais.

Muitas pessoas podem na vida adulta experimentar a relação homossexual, mas não serem homossexuais. O que vai diferenciar se essa pessoa é ou não homossexual é ela perceber para quem está voltado o seu desejo erótico, quem desperta seu desejo, para quem ela olha e sente atração. Ter sonho erótico de conteúdo homossexual, tanto quanto a pessoa que experimentou uma vivência homo não faz de ninguém homossexual.

Mas apesar de tantas paradas gays, de falarmos sobre homossexualidade na sociedade, precisamos ainda nos liberar de pré-conceitos e entender que essa pessoa é muito mais que a sua vivência sexual. Ela é seu caráter, inteligência, camaradagem, tem medos e anseios, tem afetos, pode ser um (a) grande amigo (a), e que a homossexualidade é apenas a maneira de viver a sexualidade.