A reposição hormonal aumentou muito o tamanho da minha barriga. O que faço?

por Simone Sarti

“Tenho 51 anos, ainda menstruo, mas estou fazendo reposição hormonal, pois estava sentindo todos os incômodos da menopausa: insônia, calores horríveis, tensão nervosa, etc. No entanto, estou com um grande problema, meu abdome e estômago aumentaram bastante. Mas meu peso aumentou muito pouco. O que posso fazer para melhorar isto? Como atividade fisica no momento faço Pilates três vezes por semana.”

Continua após publicidade

Resposta: Muitas mulheres ainda acreditam que a reposição hormonal engorda, mas o que acontece é que coincide com um momento da vida em que o metabolismo está mais lento. A própria menopausa pode ser a causa ou muitas vezes uma diminuição nas atividades que a pessoa normalmente fazia no dia a dia.

Então não é a reposição hormonal que leva ao aumento de peso, mesmo porque a taxa de hormônio que será reposta, vai ser igual ou menor do que aquela que o organismo sempre produziu.

Alem disso, nessa fase, a gordura no corpo feminino tende a acumular-se principalmente na região do abdome. Esse tipo de gordura (gordura abdominal) é mais perigosa por relacionar-se à hipertensão arterial, ao diabetes e outras doenças.

O importante então, é não deixar essa gordura acumular, tomando cuidados com alimentação. Apenas observe o valor calórico dos alimentos. Não é necessário fazer dietas restritivas. Aumente as atividades físicas no dia a dia e também modifique o seu programa de exercícios.

Continua após publicidade

O Pilates traz vários benefícios, porém não é o mais indicado como atividade para perda de peso. Inclua em dias alternados um trabalho aeróbio e musculação, essa última muito importante nessa fase, para evitar sarcopenia (perda de massa muscular) e a osteoporose (perda de massa ossea).

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física e não se caracterizam como sendo um atendimento

 

Continua após publicidade