Repulsa ao trabalho pode ser sintoma de burnout

por Milena Liste

“Talvez esteja com síndrome de burnout: tive uma crise e estou tratando com psicóloga e homeopatia. Mas ainda sinto repulsa ao ambiente de trabalho. Gostaria de alguns conselhos”

Continua após publicidade

Resposta: Como educadora física e fisioterapeuta, posso fazer algumas considerações sobre a Síndrome de Burnout, um termo em inglês que une as palavras BURN=queimar + OUT=fora.

A grosso modo, essa síndrome, com maior prevalência em médicos, enfermeiros, bancários e professores, pois atuam em funções onde há maior interação pessoal tendo de lidar diretamemte com pessoas.

Síntomas psíquicos

Dessa forma podem surgir sintomas como:

Continua após publicidade

– isolamento profissional e social;

– despersonalização (não querem relação pessoal, preferem e-mails ao invés de estabelecer contatos presenciais ou por telefone.

Sintomas físicos

Continua após publicidade

– esgotamento físico, estresse, taquicardia;

– dores no estômago;

– enxaqueca, variando de pessoa para pessoa;

– insônia, excesso de cansaço, sonolência, enfim… esgotamento.

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico precedido de esgotamento físico e mental, cuja causa está intimamente ligada à vida PROFISSIONAL.

Comportamento no trabalho: autoafirmação

Algumas características como necessidade de se autoafirmar (voltando a energia ao trabalho), dedicação intensa (achar que precisa fazer tudo sozinha), descaso com as necessidades básicas, como dormir, ficar com familiares, sair para se divertir, tender a se isolar e fugir, além de outras podem estar presentes nas suas crises.

É óbvio que você DEVE realizar psicoterapia. O fato de você procurar ajuda demonstra um bom sinal.

Na minha área profissional meu conselho é praticar caminhadas leves diárias, natação, hidroginástica, hidroterapia, massagens e qualquer atividade relaxante que seu corpo goste.

Em Dama das Camélias de Alexandre Dumas, a personagem principal tem um esgotamento físico e mental e vai passar uma temporada no campo, isso no século XIX.

Libere serotonina e relaxe seu corpo e mente; procure atividades que façam você feliz!

Boa sorte!

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física e não se caracterizam como sendo um atendimento