Depois que o casal perde o respeito, há chance de tudo voltar a ser como antes?

por Anette Lewin

Resposta: Um relacionamento é algo que evolui, se transforma. Muitos casais costumam a enxergar o início do relacionamento como a melhor parte dele e tentam, desesperadamente, como se isso fosse possível, voltar a essa fase ou reproduzi-la como quem reproduz um quadro… Não, não é possivel tudo voltar a ser como antes, com respeito ou sem ele!

Continua após publicidade

Quando você diz “perder o respeito”, refere-se a brigas ou a indiferença? Sim, porque brigas, por pior que sejam, sinalizam que o casal ainda luta pelo relacionamento, ainda se esforça para tentar modificar o parceiro por mais dificil que seja, ainda vê uma luz no fim do tunel. E nesse caso pode sim, haver um momento de conscientização em que a relação seja vista como importante e consiga tomar um rumo mais adequado. Apesar das palavras usadas, dos tons altos ou das ofensas!

Embora seja impossível apagar completamente as cicatrizes de atitudes agressivas, elas podem ser neutralizadas através de novas experiências de tom mais agradável e do esforço em comum para que o “construir” seja mais importante do que o “destruir”.

Agora, se como perda de respeito você se refere à indiferança, aí o quadro muda. Quando o que o outro faz ou deixa de fazer, diz ou deixa de dizer não causa mais efeito sobre o parceiro, dificilmente a relação poderá melhorar; aí, talvez seja melhor cada um tomar seu rumo e buscar uma nova parceria ou… conformar-se com a solidão a dois. Porque na relação amorosa a indiferença é o ponto culminante da falta de respeito e, geralmente, seu ponto final.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade