Qual é o intervalo ideal para o homem se recuperar para a segunda transa?

por Marcelo Toniette

“Tenho 27 anos e uma vida sexual ativa, porém de uns meses pra cá, consigo apenas uma ereção. Depois que ejaculo não consigo ter nova ereção. O que pode ser? Posso tomar algum afrodisíaco para ajudar?”

Continua após publicidade

Resposta: A resposta sexual é composta pela fase do desejo, da excitação e do orgasmo. Quando você ejacula (fase do orgasmo), a tendência é de que a ereção torne-se menos rígida, ou mesmo que o pênis fique flácido. Depois disso, o organismo entra no que se chama de período refratário. Esse período corresponde ao tempo necessário para que o homem consiga sentir-se estimulável a ponto de ter uma nova ereção e relação sexual.

O período refratário varia de homem para homem, de acordo com a idade. Assim, um homem jovem tem um período refratário mais curto do que de um homem mais maduro que pode precisar de horas para que esteja em condições para uma nova relação sexual com penetração.

O que eu diria para você é: mantenha a calma, não se atropele. Quanto mais ansioso você ficar para obter uma ereção, menores serão as chances de obtê-la. O seu foco acaba recaindo mais na equação ter ereção/não ter ereção, do que nos estímulos eróticos, na troca de carícias, no compartilhar prazer com sua parceria. Sem desejo, ou estímulo, nada feito e, em vez de ereção, o que surge é a desagradável sensação de tensão e de frustração.

Em vez de partir para recursos ou substâncias milagrosas que apenas consumirão o seu dinheiro, experimente valorizar mais a qualidade da relação sexual como um todo. O foco em aumentar o controle ejaculatório é uma alternativa indicada, que possibilita prolongar o tempo de prazer seu e de sua parceria.

Continua após publicidade