Aprenda a retirar corretamente a maquiagem

por Sonia Corazza

Resíduos de maquiagem, somados às secreções sebáceas, sudoríparas e impurezas ambientais, podem formar um excelente meio de cultura para a proliferação microbiana, além de obstruir os poros e promover a formação de cravos.

Continua após publicidade

Pessoas que são obrigadas, devido a suas posições, a usar maquiagem diariamente não correm perigo por isso. Se houver o cuidado com a escolha de produtos específicos para cada pele e a limpeza posterior ao uso, não haverá problemas.

Os produtos atuais agregam benefícios de hidratação, proteção solar e dissimulação de imperfeições que só ajudam a qualidade da pele, retendo umidade e formando um escudo contra a ação danosa da radiação solar.

Dicas fundamentais

Para limpar a pele sem deixar vestígios é preciso prestar atenção em alguns detalhes simples. Remova o excesso de pó e emulsão com o auxílio de um lenço de papel, pressionando levemente a área trabalhada.

Continua após publicidade

Para os olhos, umedeça um cotonete em loção de limpeza especificamente formulada para esta região e deslize nos cantos onde a maquiagem borrou. Nos lábios também pode se usar o lenço de papel.

Mas é preciso escolher fórmulas específicas para cada tipo de pele: as mais oleosas, lipídicas, devem ser higienizadas com sabonetes líquidos e bem enxaguadas. As mais secas, alípicas, podem ser limpas com emulsões leves, contendo óleos vegetais, como avelã ou semente de uva. Deve-se remover completamente o produto da pele, finalizando a operação com o auxílio de um tônico também apropriado para cada pele.

Veja como é simples limpar a pele

Continua após publicidade

Tipo de pele Forma cosmética recomendada Tipos de demaquilantes e suas indicações

Normal ou eudérmica Leites e loções cremosas Leites e loções cremosas são emulsões mais fluidas Oleosa ou lipídica Géis Os géis posssuem uma forma cosmética viscosa e deixam uma película invisivel sobre a pele Seca ou alipídica Cremes, óleos e corpos graxos

 

São misturas de matérias-primas oleosas, de diferentes origens: mineral, vegetal e animal

Mista Suspensões, onde a fase depositada contém agentes controladores da secreção sebácea (gordurosa).

 

Suspensões são misturas heterogêneas, que apresenta uma fase líquida que dispersa uma outra sólida Acnéica Suspensões, onde a fase depositada contém agentes secativos, antinflamatórios e anti-seborréicos

 

Já foi explicado acima o que é uma suspensão

Você deve pedir sempre por produtos com benefícios que atendam suas necessidades. Por exemplo, pele oleosa pede efeito equilibrante da oleosidade, pele acnéica pede efeito anti-seborréico e anti-séptico, pele seca pede efeito emoliente, e por ai vai…