Consumo em excesso de açúcar pode provocar aumento de rugas

Da Redação

Uma significativa parcela da humanidade gosta de saborear um belo doce. No entanto, o açúcar contido nessas guloseimas nem sempre faz bem ao organismo. Ele está associado a inúmeras circunstâncias que nos afligem, principalmente, as mulheres, como aumento de peso, celulite e até rugas.

Continua após publicidade

Segundo a médica dermatologista Dra. Marcella Delcourt, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “a pele e a aparência externa refletem com precisão aquilo que nos acontece internamente”.

Entenda a glicação

Hoje, depois dos radicais livres, do estresse oxidativo e dos raios UV, o novo alvo contra o envelhecimento é a glicação (processo de ligação entre uma molécula de glicose maléfica com uma proteína saudável) e seus resultados: os A.G.E.s (produtos finais da glicação avançada).

“A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso, por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose, se adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina, dentre outras) formando os AGEs, que são um complexo açúcar-proteína rígido que altera a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas”, explica a médica.

Continua após publicidade

Os AGEs ainda são verdadeiras fábricas de radicais livres. Eles se acumulam lentamente ao longo do tempo, piorando seus efeitos prejudiciais no organismo e deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido. Para combatê-los e evitá-los, existe uma fórmula tríplice: dieta, suplementos e produtos tópicos.

“Nos laboratórios farmacêuticos está ocorrendo uma revolução para descobrir “limpadores” de AGEs e produtos que impeçam sua formação”, revela. “No mercado já existem alguns produtos eficazes a base de carnosina, ácido alfalipóico, extrato de mirtilo e laranja associados ao proxylane, peptídeos associados a vitamina E, silício, FN3RK (enzima capaz de reverter as fibras de colágenos alteradas), ativo vegetal derivado de uma árvore originária da Indonésia e até de uma fruta vietnamita. Algumas substâncias, como o ácido alfalipoico, o silício e proxylane já são encontrados em produtos ou disponíveis para manipulação no Brasil”. Os demais ainda estão em fase de lançamento e, no momento, só algumas empresas estrangeiras têm acesso a eles. Brevemente estarão à venda no Brasil.

Independente das descobertas para combater a formação de AGEs, é possível diminuir seus efeitos por meio de bons hábitos alimentares, como sugere a dermatologista. Confira:

Continua após publicidade

Alimentos que ajudam na prevenção de rugas

– Toda refeição deve ser iniciada com proteína (comer primeiro a carne e depois os acompanhamentos);

– Para fazer um peixe ou frango à milanesa use nozes, sementes moídas ou farelo de aveia para a crosta;

– Incorpore amêndoas e quinoa às refeições;

– Coma três maçãs por dia, rica em antioxidantes e flavonóides;

– Ingestão de peixes de água gelada, como salmão, sardinhas, truta, anchovas e arenque, que são ótimas fontes de ômegas-3, além dos ovos enriquecidos (Ovos de galinhas alimentadas com uma dieta rica em ácidos graxos Omega 3 – semente de linhaça);

– Não esquecer as fibras: feijões, lentilhas e ervilhas. São estabilizadores do açúcar por horas e ajudam a queimar a gordura. Consuma-os de preferência no almoço e no jantar;

– Use temperos frescos, preferencialmente açafrão e canela;

– Beba 6 a 8 copos de água pura por dia;

– Desista do café;

– Prefira alimentos orgânicos;

– Refogue os alimentos em fogo médio e não doure nada, nem proteínas e nem verduras;

– Evite comidas industrializadas, como flocos de milho, salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contêm corante caramelo na sua composição, dentre outros.

– Tome chá verde ou suplementos à base dessa bebida com probióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs de ultima geração na composição (prescritos pelo médico).