Entenda a simbologia e sabedoria dos animais

por Carminha Levy

No artigo anterior – clique aqui – brincamos um pouco com os animais, nosso grande guardião a quem devemos honrar diariamente e de onde provém a energia vital na nossa porção animal humano. Hoje iremos conhecer uma versão mais erudita sobre alguns animais, sua mitologia pessoal.

Continua após publicidade

Comecemos pela Águia considerada pelos índios norte americanos a “rainha das aves” e que siginifica o Poder do Grande Espírito, a conexão com o divino, por possuir habilidade de viver no reino espiritual ao mesmo tempo que permanece em conexão e equilíbrio do reino terrestre. Na América do Norte ainda toda a força da Águia foi incorporada à nação que a elegeu como a representante do seu país – o seu símbolo.

Nas culturas norte asiáticas era o pássaro iniciador que arrastava consigo a alma do xamã através dos espaços invisíveis. Para os siberianos ela substitui diretamente o sol e sua aparição em sonhos é sinal de vocação xamânica. É considerada também pelos caçadores, como pai do xamã, pois trouxe a consciência a mando do Ser Supremo. Rejeitada pelos homens ela copula com uma bela mulher: a liberdade e nasce assim o primeiro xamã.

Três palavras que poderiam defini-la: Emblema Solar, Consciência e Pai de Xamã.

Leão

Continua após publicidade

Os povos da África, Ásia e Europa escolheram o leão para representar os atributos da divindade. No Egito a deusa Sekhet tem uma cabeça leonina como também as deusas tibetanas Ka-gro-Mha. Entre os gregos, quatro leões atrelados a carruagem de Cibele conduziam esta Mãe Terra que oferece ao homem todos os bens que a terra produz..

Na Pérsia o Leão era um dos animais sagrados do culto de Mitra: o sol invencível, que era representado com uma cabeça de leão no corpo humano. Na Índia diz o Bagavad Ghita, que Krishna é o leão entre os animais..

Na China o poder do animal é freqüentemente associado à figura do dragão.

Continua após publicidade

No Japão, o culto xintoísta faz dançar no primeiro dia da primavera a dança do leão (três homens cobertos de pano e outro ostentando a máscara vermelha com a cabeça do leão. Essa dança afugentaria os maus espíritos.

As palavras que poderiam defini-lo: Liderança, Sacralidade e Poder.

Serpente

Desde os primeiros registros mitológicos, a serpente aparece como um símbolo de energia e consciência imortais, engajadas na esfera do tempo. Representa o ciclo de morte e renscimento, imagem da totalidade da vida o que reflete aliás na sua presença em provocar tanto fascinação quanto horror. Nas grandes religiões pré-cristãs ela era emblema solar, mas também associada ao culto lunar mais antigo ligado à Grande Mãe. Pois o poder de abandonar de tempos em tempos a sua pele, ganhando uma nova a iguala a lua que se desfaz regularmente de sua sombra, periodismo esse que rege a fertilidade feminina, a colheita e o cultivo da terra.

Os mitos da Serpente Solar Ahi Budhnya e do deus do fogo Agni estão registrados no Vedas Indianos. Essa ambigüidade lhe deu o caráter de mediadora dos deuses e do conhecimento (Eva e a Serpente), tornando-se agente oracular, intérprete divina por excelência.

Na Grécia, os mistérios Elêusis, rituais secretos de Deméter, deusa cretense da agricultura – a Grande Deusa, incluíam representações de serpentes. A Serpente está também associada ao eterno retorno, o ciclo de mortes e renascimentos, e na Grécia ela aparece também como o símbolo do arco-íris, que vai reaparecer nas tribos aborígenes australianas, culturas africanas e ameríndias.

Na Índia nos dias atuais a serpente é um animal sagrado como também no Candomblé, culto afro-brasileiro onde é proibido sacrificar cobras. Porém, o mais forte símbolo da serpente é o que aparece no caduceu de Hermes deus da cura e que se perpetua nos dias atuais no símbolo da medicina.

As palavras que podem defini-la são: Regeneração, União dos Opostos, Morte e Renascimento e Medicina.

A riqueza sobre os animais e sua mitologia é infindável e talvez ampliar o nosso conhecimento sobre eles nos ajude a ter mais consciência do nosso papel como animal humano que tem obrigação Moral de estar a serviço da Mãe Terra e de sua cura e regeneração. Axé na Luz!