Qual é o segredo das saradas?

por Simone Sarti

“Quero saber como essas moças ficam saradas, tudo definido e dizem apenas que é boa alimentação, dormir 8h00 por dia e malhar muito. Faço isso há 1 ano e nem chego perto. É só isso mesmo?”

Continua após publicidade

Resposta: Vamos definir que “sarada” seria uma pessoa com a musculatura visivelmente trabalhada, sem gorduras localizadas e saudável. Sim, é isso mesmo.

É necessário boa alimentação, treino específico e descanso suficiente, mas não é simples, nem fácil e rápido. Tudo isso deve ser minuciosamente elaborado para cada indivíduo.

De cara é necessária uma avaliação física, postural, de composição corporal e cardiológica completa. A partir dessas avaliações, o professor já terá dezenas de dados importantes a seu respeito. Então, o treino começa a ser montado em cima disso:

trabalho aeróbio: para melhorar a condição cardiovascular, queima de gordura, maior disposição e fôlego para todo o trabalho.

Continua após publicidade

exercícios localizados: para ganhar massa muscular, resistência e depois definição.

O treino deve ser programado em ciclos para que se consiga progressos em tempo planejado (não se deve ficar muito tempo fazendo as mesmas coisas com as mesmas cargas, etc.)

A intensidade e o volume de treinos devem ser bem planejados para que um não prejudique o outro (por exemplo, se você fizer muito trabalho aeróbio, provavelmente não terá condições de fazer um bom treino de musculação).

Continua após publicidade

Descanso é fundamental. Mais uma vez, a divisão do treino deve levar em consideração o tempo de recuperação de cada grupo muscular.

É extremamente importante, ou tão importante quanto todos os itens acima, a alimentação. Não basta uma alimentação saudável. É preciso uma avaliação nutricional para a elaboração de um cardápio que atenda todas as suas necessidades calóricas e nutricionais (porcentagem exata das necessidades de proteínas, carboidratos e lipídios).

Disciplina, persistência e boa orientação. Esse é o segredo.