Estudo: brócolis pode reduzir danos causados pelo fumo

por Jocelem Salgado

Pesquisas recentes têm mudado drasticamente nossa maneira de pensar em relação à importância da dieta na prevenção e no tratamento de câncer. É cada vez mais evidente que certos produtos podem ajudar no desenvolvimento e na propagação de tumores malignos, enquanto outros podem retardar ou até mesmo impedir o aparecimento. Cientistas do Instituto Nacional do Câncer estimam que um terço de todos os casos de câncer está relacionado à dieta, especialmente àquelas ricas em gorduras e alimentos industrializados. Eles também acreditam que a maioria desses casos poderia ser evitada através de mudanças nos hábitos alimentares.

Continua após publicidade

Os dados associam as dietas ricas em frutas e vegetais a um risco reduzido de muitos tipos fatais de câncer. Esses alimentos são ricos em flavonóides e outras substâncias químicas vegetais, fibras e nutrientes antioxidantes, como o beta-caroteno, as vitaminas A, C, E e o selênio. Todas essas substâncias podem retardar o processo que leva ao câncer. Elas o fazem através de vários mecanismos de proteção: pela neutralização ou pela desintoxicação de agentes causadores do câncer (carcinógenos); evitando alterações pré-cancerosas no material genético celular devido aos carcinógenos, radiação e outros fatores ambientais e reduzindo a ação hormonal que pode estimular o crescimento de tumores.

Valor nutricional e funcional do brócolis

Um vegetal que tem sido bastante pesquisado e despertado o interesse de pesquisadores do mundo é o brócolis, não apenas pelo seu valor nutricional, mas pelo seu valor funcional, ou seja, sua capacidade de poder reduzir ou prevenir riscos de doenças. O brócolis contem vitaminas e minerais essenciais em abundância.. É excelente fonte de vitamina C, boa fonte de vitamina A e folato, apresenta quantidades significativas de proteínas, cálcio, ferro e outros minerais, tem alto teor de fibras, e um baixo valor calórico.

Uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias. Por outro lado, essa porção proporciona quase o dobro da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e um terço ou mais da RDA de vitamina A e de folato. Além disso, uma xícara de brócolis contém 130mg de cálcio, 1,2mg de ferro e 5g de proteínas. Essa quantidade de brócolis cozido também fornece 2,5g de fibras importantes para a saúde dos intestinos. Prevenindo principalmente a constipação ou prisão de ventre.

Continua após publicidade

Brócolis: escolha e preparo

O brócolis pode ser adquirido durante o ano todo na maioria dos supermercados e feiras. O congelado tem o mesmo valor nutritivo do fresco. Quando as flores do brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva.

Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido. É possível preservar a maior parte de seus nutrientes cozinhando-o no vapor até ficar tenro em vez de cozinhá-lo em uma grande quantidade de água. Esse último procedimento destrói boa parte dos componentes bioativos, assim como a vitamina C e outros nutrientes. O excesso de cozimento se torna inconveniente por favorecer a liberação de compostos de enxofre de odor desagradável.

Continua após publicidade

Estudos sugerem que o consumo constante de brócolis tem uma relação significativa com a redução ou prevenção do risco de câncer.

Ao longo dos últimos vinte anos, diversos estudos revelaram que o índice de incidência de câncer do cólon, das mamas, do colo do útero, dos pulmões, da próstata, do esôfago, da laringe e da bexiga entre pessoas que comem grandes quantidades de brócolis é significativamente reduzido.

Estudo: brócolis pode reduzir danos causados pelo fumo

Recentemente um estudo publicado na revista científica “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine”, mostrou que o brócolis pode ajudar a reduzir os danos causados nos pulmões de pacientes que sofrem de uma séria doença pulmonar conhecida como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), normalmente causada pelo fumo e que engloba um conjunto de problemas pulmonares, entre eles a bronquite crônica e o enfisema.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, acreditam que um composto produzido pelo brócolis, o sulforafano, aumenta a atividade da proteína NRF2 – conhecida por ser um potente antioxidante que favorece a defesa dos pulmões contra inflamações.

Segundo esse estudo a proteína NRF2 aciona vários mecanismos que removem toxinas e poluentes que podem danificar as células pulmonares. "Aumentar a atividade do NRF2 pode levar a tratamentos úteis que previnem a evolução da DPOC", disse Shyam Biswal, um dos pesquisadores responsáveis pela pesquisa.

Quando comparados com fumantes que não sofriam da doença crônica, os pacientes de DPOC em estágio avançado demonstraram níveis muito menores da proteína. Por isso, os pesquisadores acreditam que tratamentos direcionados a aumentar os níveis de NRF2 podem atenuar os efeitos do estresse oxidativo provocado pela DPOC nos pulmões. Segundo o estudo, o sulforafano é capaz de restaurar os níveis reduzidos do NRF2 nas células expostas à fumaça do cigarro.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que o mesmo composto encontrado no brócolis era capaz de reverter os danos causados pela diabete aos vasos sangüíneos do coração. "Pesquisas futuras devem ser direcionadas ao NRF2 como uma nova estratégia para aumentar a proteção antioxidante nos pulmões e testar sua habilidade em melhorar a função pulmonar de pacientes com DPOC", disse Biswal.

Um porta-voz da Fundação Britânica dos Pulmões afirmou que o estudo é importante para mostrar o desequilíbrio entre oxidantes e antioxidante nos pulmões. "Sabemos que os brócolis contêm compostos naturais, mas por enquanto os estudos foram feitos apenas em laboratórios e são necessárias mais pesquisas para descobrir se podem produzir os mesmos efeitos em humanos", disse.

Segundo dados recolhidos pelo Projeto Platino, que investigou a incidência da doença pulmonar obstrutiva crônica no Brasil, essa doença é considerada a quinta mais letal do país, provocando cerca de 270 mil hospitalizações anualmente, e é apontada como causa crescente de morte no país