Posso atuar em duas áreas distintas; como optar?

por Roberto Santos

“Estou totalmente perdida. Fiz um curso de enfermagem, sou formada há sete anos e até hoje não consegui entrar no meu ramo. No momento estou trabalhando como promotora de uma empresa. Gostaria de saber qual é o melhor campo para trabalhar: comércio ou saúde?”

Continua após publicidade

Resposta: Primeiramente, permita-me discordar de você. Você não está totalmente perdida, pois tem uma formação em enfermagem e um emprego numa empresa comercial. Essa condição é melhor do que a de muitas pessoas. Você tem opções: trabalhar em seu campo de formação ou naquele em que tem emprego! Agora ter que escolher é uma realidade em todos os campos de nossa vida, não é?

Acho que a primeira pergunta que você deve se fazer é: Por que você optou por estudar enfermagem? Provavelmente, você foi movida pelo desejo de ajudar outras pessoas com problemas de saúde. E o que fez com que você desistisse e procurasse emprego na área comercial? Necessidades de sobrevivência ou outra vocação profissional?

Vocação

Vocação é uma palavra que vem do Latin – vocare ou chamar. Vocação é um chamado interno que faz com que escolhemos um campo ou outro de estudo e depois de trabalho. Então, o melhor campo para você trabalhar será aquele que chamá-la mais alto – saúde ou comercial. E por que não um chamado conjunto em que você trabalhe em uma área comercial ligada à saúde, como hospitais e planos de saúde, para citar apenas dois de uma infinidade de negócios. Dessa maneira, ainda que você não esteja diretamente tratando de clientes, você poderá integrar os dois campos que aparentemente lhe atraem e chamam. Boa sorte!

Continua após publicidade