Dicas de ouro para manter a saúde e ter vida longa

por Emilce Shrividya Starling

“Faça do alimento seu remédio”, já dizia o filósofo e médico, Hipócrates, considerado o pai da Medicina. E, hoje, com o avanço das pesquisas médicas, podemos ter ótimas orientações sobre os alimentos para termos mais saúde.

Continua após publicidade

Apesar de nossa genética estar definida, temos uma frase mágica: a prevenção de doenças é fundamental e manter um estilo saudável é tudo que podemos fazer para aumentarmos a chance de ter mais qualidade de vida e longevidade.

Muitas doenças surgem do ambiente poluído, do estilo de vida e dos hábitos alimentares. O envelhecimento tem sido considerado como sinônimo de oxidação, que é um processo que ocorre em nosso corpo devido à produção de radicais livres, que são espécies reativas ao oxigênio.

Não existe uma maneira de não produzir esses radicais livres porque fazem parte do processo respiratório. Porém, podemos evitar o envelhecimento precoce através dos nutrientes necessários dos alimentos que combatem o excesso de radicais livres.

Além disso, uma alimentação equilibrada previne o aparecimento de doenças degenerativas crônicas, o sobrepeso, colesterol alto e diabetes, que diminuem a longevidade e a qualidade de vida.

Continua após publicidade

Maneira de envelhecer não acontece por acaso

“A maneira de envelhecer não acontece ao acaso”, diz Michael Roizen, autor do livro A Idade Verdadeira, da Ed. Campus. Segundo ele, “os genes que afetam o envelhecimento são governados pelo que comemos, quanto nos exercitamos e até quantos amigos nós temos.”

Em seu livro, ele calculou quantos anos extras cada comportamento bom pode aumentar sua longevidade e quantos anos podem ser diminuídos por comportamentos errados.

Continua após publicidade

Por exemplo:

Para combater a idade:

Dormir ao menos 7 horas por noite – mais 3 anos de vida.

Usar Fio dental de quatro a seis vezes por semana- mais 3 anos.

Ter ao menos dois bons amigos – mais de 2 anos.

Ter uma vida sexual satisfatória – mais de 1 ano e meio.

Alimentar-se de manhã todos os dias- mais de 1 ano.

Não engordar mais do que 5 kg. – mais de 1 ano

Fatores que aceleram o envelhecimento:

Ser fumante passivo por 3 horas por dia – menos de 6 a 9 anos de vida.

Passar por estresse por morte ou doenças na família, crise financeira – menos 3 anos.

Aumentar de peso em 10% em cinco anos – menos 2 anos .

Comer carne vermelha duas ou mais vezes por semana- menos 1 ano e meio.

Sofrer uma insolação antes dos 30 anos – menos 1 ano.

A filosofia do yoga dá muito valor à alimentação. Ensina que não devemos comer muito de cada vez, sendo importante parar de comer antes de nos sentirmos totalmente saciados. Além de ajudar à digestão,isto traz mais saúde.

Podemos nos alimentar de uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais frescos, arroz integral, cereais integrais, leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha, soja, milho, proteínas como a da clara de ovo (ótima também para os cabelos), leite, queijo e mussarela de búfala.

Da mesma maneira que alimentos bons ajudam a manter a saúde, outros têm efeito contrário e contribuem para envelhecimento e doenças.

Produtos refinados que tem alto índice glicêmico, como açúcar branco, pão e massas feitas de farinha branca aumentam a taxa de açúcar no sangue, reduzem a flexibilidade da pele, provocam mais rugas, produzem diabetes e colesterol alto. As frituras são muito prejudiciais porque o óleo aquecido oxida e favorece o aparecimento dos radicais livres.

Hábitos errados de fumar e de beber bebidas alcoólicas aumentam os radicais livres, envelhecendo e gerando doenças.

Envelhecer não é doença

Segundo o médico americano Louis Ignarro – vencedor do Prêmio Nobel de Medicina em 1998 -, envelhecer não é doença. Ele diz que temos que entender que o desgaste natural do organismo não é doença, é envelhecimento. E que é possível envelhecer sem adoecer se nos cuidarmos apropriadamente.

Ele afirma que o segredo é usar da medicina preventiva e não ficar esperando adoecer ou ficar torcendo para que os remédios lhe ajudem.

Ele diz que cada um de nós é responsável pela própria longevidade. Ele acredita que, excluindo-se os fatores genéticos, que têm de ser levados em consideração, a chave da longevidade está em manter uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente pelo menos 30 minutos diários.

Receita para viver mais e ter melhor qualidade de vida

Dr. Louis Ignarro lista os dez nutrientes mais poderosos:

1- Ácido alfalipoico – antioxidante potente que neutraliza radicais livres que vêm da oxidação dos alimentos, do estresse e da poluição. Ajuda a abaixar as taxas de glicose do sangue, prevenindo o diabetes, a hipertensão arterial e hiperglicemia.

Fontes: Espinafre, brócolis e ervilha.

2- Aminoácidos – Compostos orgânicos que compõem todas as proteínas.

Principais tipos e benefícios:

Arginina – dá suporte ao sistema imunológico e ajuda a reduzir o mau colesterol. Reduz o ganho de gordura e aumenta o ganho da massa muscular.
Fontes: Peixes, amendoim, nozes, frutas de casca rígida e berinjela.

Tirisona: Combate a insônia, fadiga e estresse.
Fontes: Arroz integral, feijão, leite e derivados, ovos.

Lisina: Atua na absorção de cálcio, recuperações cirúrgicas, na produção de hormônios e anticorpos.
Fontes: Queijos, ovos, peixes e frango.

Carnitina: A concentração desse aminoácido diminui com a idade e os ossos são afetados assim, a ingestão da carnitina, após a menopausa, previne a osteoporose nas mulheres.
Fontes: Ovos, peixes e leite.

3- Antioxidantes – Sua principal função é combater os radicais livres. Também são agentes preventivos de câncer, diabetes, disfunções cardiovasculares e Alzheimer.
Fontes: Peixes, soja, aveia, alho, frutas e vegetais como uva, maça, ameixa e cenoura, chocolate amargo, suco de uva.

4- Picolinato de cromo – Possibilita o melhor funcionamento da insulina. Ajuda na manutenção do peso corporal, no tratamento da depressão e da síndrome metabólica, reduzindo as chances de problemas cardíacos.
Fontes: Brócolis, batata, maçã, banana, suco de uva e de laranja.

5- Coenzima Q10 – Antioxidante poderoso e essencial à produção celular de energia. Tem ação cardio e neuroprotetora.
Fontes: Salmão, sardinha, espinafre, amendoim.

6- Ômega 3 – Essencial para a saúde cerebral e cardiovascular. Tem ação antioxidante, combate inflamações, ataques cardíacos, artrite e osteoporose, controla diabetes e pressão.
Fontes: Linhaça, tofu, abóbora, espinafre, azeite de oliva, salmão.

7- Glucosamina – É o único que não é encontrado nos alimentos, e portanto, tem que ser ingerido como um suplemento e receitado pelo médico.
Usado para combater artrose, artrite e osteoporose.

8 – Chá Verde – Poderoso antioxidante, tem como função a prevenção do câncer e da obesidade, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares. Deve ser evitado para quem tem gastrite.

9 – Romã – Usada no tratamento de diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade. Previne a deterioração da cartilagem e o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, ajudando a manter as taxas de colesterol equilibradas.

10 – Vitamina D – A maioria das pessoas tem deficiência dessa vitamina. Ela é usada na prevenção de câncer, ajuda na formação dos ossos, reduz riscos de doenças cardiovasculares.
Fontes: Derivados de leite, ovos, banana.

Procedimentos para uma vida mais saudável

• Mantenha uma alimentação balanceada. Prefira frutas, verduras e cereais integrais.
• Evite excesso de sal,de açúcar branco e farinha branca.
• Mastigue bem os alimentos e use fio dental.
• Tenha sono regular e de boa qualidade. Procure acordar e dormir em horários regulares.
• Viaje mais quando for possível.
• Procure no lazer ter contato com a natureza, com áreas verdes, com montanhas, com o mar.
• Tenha momentos para sair da rotina, esquecer o trabalho. Sorria, dance, que são excelentes terapias.
• Evite bebidas calóricas como refrigerantes e álcool.
• Faça testes preventivos como exames de sangue, e um check-up regularmente.
• Pratique atividade física pelo menos 30 min. diários, como caminhadas ou esteira, Hatha-yoga, Pilates ou musculação leve e adequada. Mantenha uma boa postura física.
• Diminua as porções dos alimentos e coma quatro a cinco vezes ao dia.
• Beba pelo menos 1 litro e meio de água todos os dias. Um copo de água em jejum é muito benéfico.
• Tenha bons relacionamentos com a família, amigos e no seu trabalho.
• Pratique a conscientização da respiração, com calma e leveza.
• Medite com regularidade.
• Tenha pensamentos positivos, elevados e de bom humor.
• Desenvolva a paciência e o entusiasmo.

Mude o quanto antes seu estilo de vida. Comece a ser dono de sua própria saúde. Entenda que, em suas mãos, está o poder de aumentar sua qualidade de vida e longevidade.

Ame-se e lembre-se: Se você seguir as orientações corretas, não terá motivos para ficar doente. E se estiver doente, pode ainda seguir esses sábios ensinamentos e melhorar, pois antes tarde do que nunca para se cuidar. Namaste! Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!