Vida sexual mal resolvida pode causar depressão?

por Marcelo Toniette

Resposta: É preciso entender o que é uma “vida sexual mal resolvida”, pois ela pode ter vários aspectos. Se a vida sexual está “mal resolvida” talvez seja pelo fato de que ela não corresponda às suas expectativas, ou tenha se tornado algo frustrante.

Continua após publicidade

Apesar de o prazer ser algo bom – seja ele proveniente do sexo, da atividade física, do contato social, de hobbies, entre outros –, e o prazer ser benéfico para o equilíbrio do organismo, fica complexo dizer que uma vida sexual frustrada leve à depressão. No máximo que podemos dizer é que o conjunto de fatores que contribuíram para que a vida sexual tenha se tornado frustrada, também favoreceram para a ocorrência de um quadro depressivo.

Por outro lado, um quadro de depressão pode dificultar a vivência não só do sexo, assim como dificultar a vivência de outras áreas da vida de uma pessoa, pois neste quadro a pessoa tende a perder o interesse e o gosto por coisas que usualmente apreciava. Desse modo, a pessoa com depressão perde o prazer não só do sexo, mas de coisas básicas a exemplo de comer, de beber, de cuidar do próprio corpo, de se divertir…

Depressão na esfera sexual

Mais especificamente na esfera sexual, a depressão pode induzir às dificuldades sexuais, visto que o “sentir” está comprometido. A pessoa passa a ter dificuldade de perceber estímulos eróticos, sejam eles externos – toques, carícias, cheiros, gostos… –, sejam eles internos – fantasias, desejos… Assim, neste quadro, existe a tendência da diminuição do desejo sexual, o que já compromete a fase da excitação. Desse modo, o homem deprimido pode apresentar problemas de ereção, seja em termos de obtê-la e mantê-la. A mulher pode apresentar problemas de lubrificação, dor no intercurso ou até mesmo de orgasmo. Nesse cenário de pouco desejo, o encontro sexual acaba sendo evitado, o sentimento de frustração e de culpa se potencializa, podendo intensificar o quadro de depressão.

Continua após publicidade

Depressão e tristeza

Vamos clarificar aqui que a depressão a qual me refiro difere de um quadro de tristeza. É muito comum o uso corriqueiro do “hoje estou deprimido”, ou “estou meio deprê”, quando, na verdade, “hoje estou triste”, ou “hoje estou desmotivado”. A depressão é uma doença do humor que vai além de um quadro de “fossa” ou da “falta de energia” e compromete partes da vida da pessoa por longos períodos.

Quando falamos em sexo, falamos de algo que faz parte de nossas vidas e não de uma realidade apartada de nós. Assim, cada parte de nossas vidas interagem entre si – aspectos afetivo, sexual, emocional, orgânico, familiar, social, profissional, entre outros. Se a qualidade de vida de uma pessoa não anda bem, as partes podem ser comprometidas.

Continua após publicidade

O importante é perceber se algo não vai bem e encontrar alternativas para lidar com esse quadro. Se a pessoa está tendo dificuldades em lidar com uma situação ou momento, e isso leve ao sofrimento ou angústia, um conflito constante, uma atitude ou comportamento que geram prolongados períodos de aborrecimento, é recomendável procurar ajuda, seja de um parente ou amigo de confiança, ou até mesmo ajuda profissional, se for o caso. Boa Sorte!

 

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento