Saiba o que afasta e atrai homens e mulheres nos relacionamentos

por Roberto Goldkorn

Quando escrevi o livro Solidão Nunca Mais tinha em mente fazer uma radiografia da solidão afetiva, ou seja por que as pessoas estão solitárias mesmo não querendo estar. Pretendia também dar algumas dicas para melhorar os chamados atributos da sedução.

Continua após publicidade

Ao longo desse tempo ficou mais claro para mim que a simples competência sedutora não é suficiente para cortar a cabeça da solidão.

Antes de qualquer coisa, porém é preciso que se faça uma pequena grande distinção do que significa sedução ou ausência dela para homens e mulheres.

A evolução masculina e feminina cada qual com suas particularidades, seus hormônios preponderantes e sua cultura subjacente, criou algumas diferenças no que cada gênero faz ou sofre de influência do outro. Por exemplo: O homem é mais visual, para ele importa mais as características que possam ser imediatamente medidas e avaliadas pelo olho. Assim as mulheres mais bonitas, mais bem vestidas (também dentro do universo cultural e dos valores de cada segmento), mais visivelmente sensuais, são as que seduzem à primeira vista.

Já as mulheres são mais atraídas por atributos secundários como simpatia, capacidade de comunicação, senso de humor… Ou seja, seu porto de chegada é o aparelho auditivo, depois o tato (a tal química). Homens considerados feios portanto só ficam sozinhos se lhes faltar bom papo ou não souber dizer as palavras certas.

Continua após publicidade

Assim apenas para melhorar a didática, classifiquei esse processo de atração do amor em três categorias:

1ª) Ausência total de atributos sedutores;

2ª) Capacidade de sedução inicial;

Continua após publicidade

3ª) Existência de magnetismo.

A grande curva onde se distribui a massa de solitários crônicos está composta de pessoas com zero (ou com baixíssimo) nível de sedução. São pessoas como se dizia antigamente “sem sal”.

Essas pessoas costumam ter baixa libido (mas nem sempre), sofrem de medo patológico (medo de perder, medo de ser enganada, medo de se entregar, medo de ser ferida, etc.), não são comunicativas (falta eficiência em seu sistema de comunicação) ou não são muitos chegadas no ser humano. Em geral apresentam um alto nível de angústia, são amarguradas, pessimistas e demonstram apreensão quanto ao seu futuro; e sua capacidade de expressar-se com humor (não conseguem rir de si mesmas) é patente.

É muito difícil que a simpatia, o carisma e a alegria contagiante possam habitar no mesmo ecossistema que habitam os atributos acima citados.

As pessoas sedutoras em geral possuem atributos físicos que contribuem para reforçar/encorajar sua competência em atrair a atenção e o interesse dos outros. Mas novamente repito, essa não é uma regra absoluta. Pessoas bem acima do peso ou feiosas (pelos padrões vigentes), também podem apresentar alto grau de sedução. A sedução patente, aquela que é ostensiva-consciente pode ser natural (a pessoa nasceu assim e foi obtendo reforços positivos ao longo de sua vida) ou receber uma ajudinha na maneira de se vestir, na maquiagem, no uso e abuso dos trejeitos, no uso e abuso do cabelo como elemento de sedução (aqui falo diretamente das mulheres).

Por isso a indústria da beleza é multibilionária e até mesmo em países dominados pela severa cultura muçulmana, as mulheres têm um espaço para se embelezarem e ficarem mais sedutoras.

Bem, mas a experiência mostra o seguinte: Grande parte das minhas clientes bonitas e sedutoras reclama de solidão. Não é a mesma solidão absoluta de outro grupo de clientes que nem consegue engatar o primeiro encontro ou pelo menos levar ao segundo.

A sedução primária atrai sim, mas como ela é baseada na sensualidade, na experiência visual, na pele, costuma atrair primeiro ou predadores, aqueles aninais que voam rasteiro e buscam identificar pelo visual quem está chamando e o que os sinais querem dizer. E como tem a ver com pele na epiderme, ficam… mas nunca chegam às profundezas do coração.

Assim as sedutoras que pararam no aspecto visual sofrem de solidão, embora possam contabilizar uma vida sexual e de curtos relacionamentos bem farta.

Uma cliente que reclama intensamente de solidão elencou cinco relacionamentos em menos de um ano, cuja duração não ultrapassou a média de 30 dias cada!

E o magnetismo? Bem essa é outra história. Magnetismo é a capacidade de atrair seu complemento, atrair e manter.

Pessoas magnéticas são um produto raro e cobiçado na praça. Quem não quer ficar ao lado de um ser que parece atrair como colo de mãe, como aquele abraço que nos envolve e que a gente torce para nunca se desfazer, porque ali estamos seguros, amados e vivos!

O ser que possui magnetismo não precisa falar muito, um olhar, um sorriso, um toque já transmite o elixir da vida.

O magnetismo embora seja algo que nasce com algumas privilegiadas pessoas pode ser desenvolvido e cultivado em cada um de nós. É um trabalho fácil, simples? Absolutamente não. Mas é possível.

Certa vez alguém perguntou a um guru o que devia fazer para ser feliz. O guru respondeu: O que você faz para não ser feliz?

Assim é mais fácil sabermos o que fazemos para não sermos magnéticos.

Vamos a uma receitinha de bolo para homens e mulheres:

Doze atitudes das mulheres que afastam os homens (o que fazem para não serem magnéticas):

1º) Uso e abuso do álcool. O álcool deprime o sistema nervoso central e rouba energia vital. A droga entra aqui também.

2º) Uso e abuso da prolixidade (falar compulsiva e ansiosamente). Falar demais esgota a energia magnética. A agressividade sem controle entra aqui também.

3º) Foco excessivo na vaidade, nas roupas, nas joias e adereços.

4º) Falta de contenção gestual, comportamento exagerado e invasivo.

5º) Comer demais. Mulheres que ingerem o dobro ou mais das colorias que são adequadas à sua idade e peso perdem magnetismo, além das outras consequências é claro.

6º) Sedentarismo crônico.

7º) Fobias sem controle. Doenças de fundo psíquico como bipolaridade também entram aqui.

8º) Depressão.

9º) Ausência de senso crítico. Incapacidade de ter uma autoimagem mais próxima à realidade.

10º) Apego obsessivo ao passado ou a figuras do passado. Fixação monotemática. Falar constantemente de alguma pessoa ou de alguma situação.

11º) Ser avarenta.

12º) Caminhar dura, passos curtinhos, batendo os calcanhares no chão ou com as pernas mais abertas.

Oito atitudes dos homens que afastam as mulheres (o que fazem para não serem magnéticos):

1º) Timidez crônica.

2º) Baixa autoconfiança.

3º) Distúrbios de personalidade como ciúmes excessivos sem controle.

4º) Mitificação ou idealização da figura feminina – ver a mulher como “santa” ou como a personificação da mãe perfeita.

5º) Baixa libido ou distúrbios do desempenho sexual.

6º) Fazer o tipo “crianção”, exagerar no humor, não levar nada a sério. O oposto também vale e é antimagnético: ser sério demais, não rir, ausência de senso de humor.

7º) Ser avarento.

8º) Caminhar de forma oscilante, balançando muito o corpo ou como se estivesse se arrastando (arrastando os pés por exemplo).

São apenas algumas características, certamente existem muitas outras.

Seis dicas para aumentar seu magnetismo:

1º) O magnetismo, se obtém para ambos os sexos, a partir da CONTENÇÃO, o que em linguagem esotérica se chama de “combustão”. Segurar a satisfação imediatista dos desejos e transmutá-la internamente gera magnetismo.

2º) A prática regular de esportes é uma grande geradora de magnetismo, ter o hábito de ler ou de cantar/tocar um instrumento idem (a meditação regular é um poderoso captador e desenvolvedor de magnetismo).

3º) Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, as pessoas magnéticas se alimentam de magnetismo quando estão sós. Quem está sempre cercado de gente, tem poucas chances de manter o magnetismo forte.

4º) A sedução pode ser uma isca e anzol para pescar a companhia, o sexo e o afeto, mas se não houver magnetismo, o “peixe” escapa e o vazio volta potencializado.

5º) A sedução atrai de forma indiscriminada e como já disse atrai antes os predadores. O magnetismo atrai aquele ou aquela que interessa, que vai encaixar.

6º) Observe as pessoas bem-sucedidas, preste atenção em como caminham, em como gesticulam, como se expressam, o que fazem além do trabalho: seus hobbies e atividades extra profissionais. Não há nada de mal em imitar bons exemplos, até que possamos assimilar essas verdades. Em geral essas pessoas são magnéticas, atraem as pessoas certas, conseguem o tal encaixe e obtêm o que todos desejam: sucesso, amor e saúde. Não é o que você quer?