Seja um campeão: oito pontos positivos para chegar no topo

por Roberto Shinyashiki

“Um campeão tem que ter a mente de campeão.”

Continua após publicidade

Costumo dizer que a grande diferença entre o campeão e quem tirou o segundo lugar é que o campeão comemora enquanto os outros procuram dar explicações pelo mau desempenho.

Mas, o mais incrível é que muitos já preparam suas explicações, para se justificar se perderem, mesmo antes de disputar a final do campeonato. Já entram derrotados e acabam derrotados.

Um campeão tem que ter a mente de campeão. Precisa acreditar em si mesmo mais do que todo mundo.

Deixe-me dar algumas dicas para que você aumente suas chances de se tornar um campeão, seja qual for a área em que você estiver disputando: pessoal ou profissional.

Continua após publicidade

1º) Campeões valorizam o momento

Na cabeça do campeão, uma palavra permanece em evidência o tempo todo: agora! Ele sabe que não pode deixar para amanhã o que os concorrentes podem fazer hoje.

2º) Campeões são mutantes

Continua após publicidade

Os campeões se transformam. São mutantes. Eles sabem que, para continuar no pódio, precisam estar em constante transformação. Quando as coisas não estão acontecendo como o planejado, eles sabem virar o jogo da vida.

3º) Campeões são intensos

Um campeão é intenso tanto quando disputa uma prova, quanto enquanto treina e se prepara. Mantém-se sempre em alta performance e não se permite estar distraído ou despreparado, seja qual for o desafio que surgir.

4º) Campeões têm foco

Em qualquer situação que têm pela frente, os campeões entram sempre com concentração, com foco, com energia total. Não se dividem e não se distraem.

5º) Campeões sonham com os pés firmes no chão

Campeões têm a coragem de olhar para o futuro com a consciência de que seus pés estão firmemente fincados no presente. Em outras palavras: eles sonham, mas ficam de olhos bem abertos para o que está acontecendo à sua volta.

6º) Campeões sabem aceitar uma derrota

Campeões sabem aceitar que perder faz parte do jogo. E sempre aproveitam as derrotas como estímulos para evoluir. Uma derrota muitas vezes ensina mais do que uma vitória. E os campeões sabem disso e usam a seu favor.

7º) Campeões aceitam correr riscos

Um campeão sabe que é necessário correr riscos para ter sucesso de verdade. Ele entende que quanto mais semeia, maior é a chance de que as sementes germinem. E aceitam que algumas delas se percam, porque sabem que ganhar e perder são partes do mesmo ciclo do sucesso.

8º) Campeões sabem enfrentar o desconhecido

Você tem tudo para ser um campeão. Vá à luta. Tenha a coragem de enfrentar o desconhecido, pois esse é o único terreno onde podem surgir aquelas vitórias que realmente valem a pena.