Muita sensibilidade à ingestão de bebida alcoólica é doença?

por Danilo Baltieri

“O organismo da pessoa não reage bem ao uso de álcool, mesmo que sejam apenas alguns goles. O efeito é terrível como se tivesse ingerido litros. A pessoa tem ataques de ansiedade, irritabilidade, ciúme patológico, agressividade, raiva (dificuldade em controlá-la), violência, etc”

Continua após publicidade

Resposta: Existem vários quadros clínicos e psiquiátricos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas.

Esses quadros dependem da susceptibilidade individual, transtornos psiquiátricos pré-existentes, associações com outras drogas, gênero, fatores genéticos, tipos de bebidas consumidas, capacidade individual para o metabolismo do álcool, status físico do bebedor, tolerância ao álcool e etc.

Um dos quadros psiquiátricos categorizados nos manuais diagnósticos médicos é a chamada intoxicação alcoólica idiossincrática (ou também conhecida como intoxicação patológica). Embora de validade altamente questionável correntemente e de ocorrência bastante rara, esse diagnóstico tem sido realizado por diferentes clínicos e pesquisadores ao redor do mundo há muito tempo. Nesse quadro, pequenas doses de etanol podem provocar reações comportamentais bastante exacerbadas e às vezes violentas. O intoxicado experimentaria amnésia para os eventos durante a intoxicação.

O termo Intoxicação Alcoólica Idiossincrática (ou Patológica) também tem sido utilizado nos manuais de Direito Penal, para designar um dos tipos de embriaguez. Segundo a doutrina, existem seis tipos de embriaguez, a saber: a culposa, a dolosa, a pré-ordenada, a acidental, a habitual e a patológica.

Continua após publicidade

O álcool etílico altera o funcionamento de vários sistemas de neurotransmissores cerebrais, contribuindo para manifestações comportamentais variadas. Somado a isso, as características individuais, como aquelas relacionadas à personalidade, colaboram para o resultado do uso de bebidas alcoólicas.

Também, muitos indivíduos que bebem e se tornam violentos apenas dão vazão a comportamentos previamente existentes ou mesmo a pensamentos e atitudes disfuncionais.

Se você apresenta comportamentos bastante perturbadores após a ingestão de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas, você deve evitar consumir álcool sob qualquer aspecto ou pretexto. Vale a pena realizar consulta com profissional especializado na matéria para tentar determinar possíveis desencadeantes desses comportamentos, além do próprio consumo de bebidas alcoólicas.

Continua após publicidade