Como lidar com o sentimento de culpa?

por Rosemeire Zago

“Estou fazendo terapia e descobri que um dos sentimentos que está acabando comigo é o sentimento de culpa. Gostaria de entender um pouco mais este sentimento.”

Continua após publicidade

Resposta: A culpa é um dos sentimentos que mais estragos fazem dentro de nós. Quando reavaliamos um comportamento passado, do qual não concordamos com a maneira pelo qual agimos, tendemos a sofrer e nos culpar como uma forma, ainda que inconsciente, de nos punirmos por termos sido tão maus. Sentimos ainda, uma frustração entre o que não fomos e aquilo que achamos que deveríamos ter sido, com isso nos cobramos e nos culpamos.

Há pessoas que são muito severas, rígidas e críticas consigo mesmas, não se permitindo nenhum erro. Devemos lembrar que somos acima de tudo humanos, e nessa condição, é natural errarmos, pois todos estamos em processo de aprendizagem.

Jung dizia:

“A verdade sai do erro. Por isso nunca tive medo de errar…”

Continua após publicidade

Geralmente somos impiedosos conosco, e transformamos os erros em culpas, mas a culpa em si não traz nenhum benefício, enquanto o reconhecimento do erro traz aprendizagem. E quando aprendermos não fazemos de novo.

Como se libertar da culpa?

Identificando do que você se culpa, ou seja, o motivo e os pensamentos que teve quando agiu da maneira em que agiu e entender que naquele momento você fez o que acreditou ser melhor ter feito.

Continua após publicidade

Pergunte-se: “quais eram meus valores em relação ao assunto quando agi daquela forma? Se fosse hoje poderia agir de modo totalmente diferente… ou não?

Como surge a culpa?

A culpa surge quando julgamos situações passadas com valores do presente. Por exemplo, você pensa em algo que fez ontem ou há 10 anos, e julga sua atitude com seus valores de hoje e, provavelmente deverão ser diferentes dos de ontem ou de 10 anos atrás, pois mudamos, evoluímos. Portanto, nossos valores mudam e aquilo que você fez no passado não faria hoje, gerando assim um enorme sentimento de culpa, uma cobrança que poderia ter feito diferente.

Enquanto você se cobrar ter agido de outra maneira pelo valor que tem hoje, sentirá culpa, para evitar que isso aconteça, lembre-se sempre de considerar os motivos pelos quais agiu de determinada maneira naquela época. É preciso analisar o fato de acordo com seus valores daquele momento e não com os que têm hoje. Ao pensar assim, entenderá os motivos que fizeram com que agisse de tal maneira, libertando-se desse sentimento que aprisiona e impede o crescimento. E não precisará mais se culpar nem se punir. Pense nisso!