Atitudes positivas nos detalhes fazem o amor durar

por Lilian Graziano

Um amor duradouro seria aquele atento. Só ele cultiva emoções e atitudes positivas nos pequenos detalhes que fazem a diferença na vida a dois. E, por apegar-se a esses pormenores seria, então, um amor cheio de surpresas, dessas que só fazem a gente sorrir. Trata-se de uma atenção especial, na dose certa, do jeito certo, no dia em que é exatamente disso que precisamos.

Continua após publicidade

Esse amor está além de se manter pelo parceiro a amizade, o carinho e o respeito, primordiais em qualquer relacionamento. Está além das rosas e bombons. Mora na valorização do outro, vai além dos mimos trocados no Dia dos Namorados, incorpora uma rotina de gentilezas tanto previsíveis quanto inesperadas. Acima de tudo, mantém um olhar aguçado a perceber o outro, compreendê-lo, em seus mínimos movimentos e expressões.

Fazer um amor durar também pode estar em entender que presentes valem tanto quanto um bilhete no espelho, um recado no bolso do paletó. Que, dependendo do dia, poupar o tempo e o desgaste do(a) parceiro(a) em atividades rotineiras e maçantes faz o mesmo efeito que tudo isso, assim como demonstrar cuidados com a sua saúde e o seu bem-estar.

A louça lavada de surpresa, ou em parceria; o jantar preparado com carinho; o oferecimento de um "ouvido" para que se conte, ininterruptamente, as agruras do dia; uma bolsa de água quente nos pés… tudo isso provocará no(a) parceiro(a), nesse dia, alegria, gratidão, a lembrança de estar vivo(a) e ser amado(a) e cuidado(a) por alguém. A segurança para a entrega na intimidade.

É preciso estar atento, portanto. Atenção daquela que temos quando nos apaixonamos, quando o outro é nosso universo. Com o tempo, porém, ela deve se tornar menos um fruto de nossa expectativa (de agradar para ser correspondido) para se transformar em instrumento de compreender e satisfazer o outro. Com o tempo, ainda, fica mais fácil sentir prazer em satisfazer o outro pela simples doação.

Continua após publicidade

No exercício mútuo desse amor maduro, porque atento, porque se preocupa com os detalhes e necessidades do outro, nasce uma correspondência saudável e também mútua, que só tem a abrilhantar dias e dias dos namorados, não com a eternidade dos diamantes. Mas com uma vida dedicada eternamente ao amor.

Feliz VIDA de namorados!