Sentimento de posse também pode rolar numa amizade?

por Eduardo Yabusaki

“Seu amigo reclama de sua atitude de posse e controle e se sente vigiado? E isso a faz se sentir culpada? Saiba como lidar…”

Continua após publicidade

Nesses tempos em que as pessoas querem preservar sua individualidade e privacidade, até mesmo uma intensa amizade, se não bem conduzida, pode levar ao estresse, desgaste e mesmo ao rompimento.

É da natureza humana se envolver de forma profunda quando há uma correspondência afetiva e emocional, mesmo que essa relação seja só de amizade e por vezes acabamos, sem perceber, exacerbando no envolvimento e nas tentativas de interferência na vida alheia. Isso pode ser confundido com posse e não com atenção, cuidado ou consideração.

Mesmo numa forte amizade, construída através de seu nível importância e ao longo do tempo, é preciso que tenhamos sempre o cuidado de não exagerarmos, caso contrário, poderemos nos tornar inoportunos ou mesmo desagradáveis. Para tanto, é preciso que se esteja atento aos limites do outro, e não àquilo que supomos ser o desejo e expectativa dele.

Vínculos de amizade são sempre importantes em nossas vidas. Afinal, além de podermos contar com um ombro amigo nas dificuldades, é também com quem podemos compartilhar nossas conquistas, alegrias e sucesso.
Entretanto, é importante que tenhamos bom senso para perceber se não estamos indo além… É importante que tenhamos intimidade, porém sem que sejamos invasivos e a linha entre uma coisa e outra é tênue e, por vezes, difícil de ser observada.

Continua após publicidade

Grande amizade: cuidados para não invadir o espaço do outro

Numa relação de amizade, seja de longa data e/ou intensa, é importante que tenhamos alguns cuidados:

1. Lembre-se que nem sempre a expectativa do outro é igual a sua, observe as demonstrações de seu amigo e respeite-as.

Continua após publicidade

2. Limites devem ser sempre estabelecidos de forma clara para que não gerem conflitos ou problemas, caso eles não se estabeleçam, é importante falar sobre eles de forma clara.

3. A forma de convivência com amigos é casual, eventual, esporádica, constante, descontraída… não existe regra, mas um bom termômetro é que seja agradável e positiva.

4. Não há a obrigação e sim a disposição e disponibilidade, ou seja, posso ter disposição e não ter tempo ou posso ter tempo, mas não ter disposição; se acontecer de encontrar será ótimo, mas se não acontecer, também tudo bem.

5. É importante não nutrir mágoas por um desencontro ou desentendimento, pois isso provocará ressentimentos que podem corroer a amizade e causar um distanciamento inexplicável.

Curta sua amizade e não deixe de manifestar suas emoções! Viva e seja feliz sempre!