Separar-se traz à tona sentimentos contraditórios e tendências autodestrutivas

por Antônio Carlos Amador

“Não há crescimento pessoal numa vida sem erros.”

Continua após publicidade

Frequentemente, pessoas que experimentaram recentemente uma separação amorosa se encontram imersas em sentimentos diversos e contraditórios, como culpa, dúvidas sobre suas possibilidades pessoais e até mesmo tendências autodestrutivas. Elas podem até mesmo se considerar derrotadas na vida, inseguras no trabalho, nas amizades e principalmente nos relacionamentos íntimos, sentindo-se como se estivessem permanentemente num tribunal, submetidas ao julgamento de todos.

Uma situação como essa demanda cuidados, pois resulta em ansiedade e num estado de ânimo fragilizado. É necessário buscar o equilíbrio, através do desenvolvimento das próprias potencialidades, tendo como meta alcançar uma vida plena.

Ninguém pode abrir mão de alguns aspectos existenciais se quiser sentir-se relativamente satisfeito em sua vida: saber aceitar-se como é e dar a devida prioridade aos próprios sentimentos e desejos. Ocorre que isso é muito difícil de conseguir quando se teve uma educação que enfatiza o oposto: o sacrifício pessoal, a negação de si, a busca exclusiva de ideais abstratos e até mesmo uma falsa concepção de altruísmo.

As pessoas tendem a reprimir suas exigências mais profundas, a acumular obrigações, submetendo-se a pesados sacrifícios. E então, quando passam por uma separação, sentem-se inadequadas, insatisfeitas, frustradas e até hostis ao mundo e aos outros.

Continua após publicidade

É preciso distinguir os sentimentos e as necessidades que nos animam daqueles que, apesar de parecerem nossos, na realidade são impostos por papéis culturais e sociais preestabelecidos. Também é importante saber correr os riscos que se apresentam ao longo da vida, pois o medo de errar pode produzir paralisia e imobilidade. Não há crescimento pessoal numa vida sem erros. Os erros servem para que possamos aprender.

Devemos impor-nos objetivos realistas, ao alcance de nossas possibilidades e capacidades, fixando novas metas somente depois de alcançar as anteriores. Não é adequado acumular coisas para fazer. Se observarmos nossos próprios avanços e tomarmos consciência deles (principalmente a diminuição de comportamentos autodestrutivos e os sentimentos de derrota) iremos nos sentir melhor.

Crises de imaginação

Continua após publicidade

No final de uma história de amor muitas vezes nos sentimos acabados e inúteis. Nesses momentos não devemos esquecer que se trata sempre de crises da imaginação: estamos atravessando uma fase em que de repente faltam aqueles elementos que fazem com que nos percebamos vivos e jovens. Outras vezes, no entanto, isso funciona como álibi para descansar e sucumbir àquele impulso autodestrutivo de resignação que todos trazemos dentro de nós.

Ter medo do incerto, do inesperado e do que não se conhece constitui uma reação natural nos momentos de transtorno da própria vida. É preciso entender que se trata de um temor da vida enquanto tal e não de um medo fundado e determinado pela situação real.

Podemos considerar a situação na qual vivemos como consequência das nossas opções de vida e não uma realidade inevitável, uma espécie de destino, que nos atingiu de fora, independentemente de nossa vontade.

Conseguirmos considerar-nos os únicos responsáveis pela qualidade da nossa própria vida é a única forma de vivermos plenamente e para nós mesmos. Descarregar as responsabilidades sobre os outros nunca dá um verdadeiro alívio, apenas nos ajuda a afundar em um inútil sentimento de impotência.

No entanto, quando não conseguimos encontrar o fio da nossa própria vida, quando percebemos com angústia crescente que há muito tempo estamos girando em torno do problema sem chegar a nenhuma solução, então pode ser de grande ajuda recorrermos a um especialista nesse tipo de problema.