Ao lembrar-se de um sonho, perceba os sentimentos que ele causa em você

por Aurea Afonso Caetano

– Dra. tive um sonho e gostaria de saber o que ele quer dizer.

Continua após publicidade

Quem já não foi confrontado com uma pergunta como essa? As pessoas em geral, acreditam que nós, psicólogos, temos um conhecimento especial acerca dos significados dos sonhos e mais que há uma única interpretação possível para cada uma das imagens que neles surgem. Isto é, conte-me um sonho e eu o interpretarei. E, mais, o sonho e sua correta interpretação dirão o caminho a seguir, sem erro.

Como já dissemos aqui, os sonhos, segundo Freud, são considerados a via régia para o inconsciente. Considero aqui como inconsciente, tudo aquilo que está, por assim dizer, fora do campo de conhecimento do eu consciente. Isto é, em uma aproximação um pouco grosseira, tudo aquilo que não sei ou não conheço acerca de mim mesmo.

Há imagens em sonhos que são muito fortes e quase atemporais; exemplo: sonho que estou caminhando por uma via estreita quando me deparo com uma animal selvagem e feroz que devo dominar para poder seguir caminho. O animal selvagem e feroz pode ser um leão, uma cobra, um tigre, uma águia; cada um de nós tem a cada momento da vida uma representação para esse animal. E muitas vezes o que é um animal feroz e selvagem para um de nós não o é para outro; a “escolha” por uma outra imagem não é determinada pela consciência, mas por sua relação com os conteúdos inconscientes.

Um animal é sempre um animal, mas o que ele representa em nossa psique (mente) pode ser completamente diferente. Então, se eu for o filho do domador de um circo, o leão, selvagem para a maioria, será quase que apenas um bichinho de estimação, tamanha minha familiaridade com ele. Ou poderá evocar uma ferocidade ou selvageria que podem ser domesticadas por um pai, poderoso e capaz.

Continua após publicidade

E, se eu estiver me preparando para uma tarefa importante, para a qual toda minha bravura será necessária, sonhar com um leão pode trazer a possibilidade de entrar em contato com a força instintiva e superior que existe em mim.

Pensando no leão, nós aqui no Brasil temos o leão como símbolo do imposto de renda – carnê Leão. O leão da Receita Federal é aquele que ameaça mas não ataca caso eu o alimente de forma adequada; fica aqui me lembrando o tempo todo de minhas obrigações fiscais e do que pode acontecer comigo caso eu não as cumpra.

Um exemplo ainda mais simples; estou em uma linda casa, cheia de cômodos, muito clara; crianças brincam na sala e da cozinha vem o cheiro de um delicioso bolo de maçã. Situação bucólica, sonho bonito e agradável, não? Não para alguém, um homem por exemplo, que acaba de ser afastado de sua família, por um divórcio litigioso, pela morte do cônjuge ou de um filho; pelo contato com uma doença incurável. Isto é, sempre posso pensar nessa imagem como representação de algo agradável mas o outro polo pode também estar sendo constelado.

Continua após publicidade

E a interpretação que será mais verdadeira para o sonhador, será aquela que der conta da maior parte de suas associações. A imagem bucólica pode apontar para o que perdi e que continua ainda como desejo e pode, assim, dependendo do momento de vida ser o símbolo de um caminho a seguir ou a fechar.

Ao lembrar-se de um sonho, perceba os sentimentos que ele provoca em você

Quando lembramos de um sonho, devemos sempre tentar perceber quais os sentimentos que ele provoca em nós. Como acordamos, o que aconteceu nos dias anteriores, o que é que tem incomodado ou tocado. Isto é, qual a conexão do sonho, material do inconsciente, com nossa vida consciente. Como é que podemos compreendê-lo, que movimento ele está apontando.

Sonhos repetidos

São comuns também relatos de sonhos repetitivos, eles normalmente apontam para questões que estão dentro de nós pedindo cuidado e acolhimento. Conflitos importantes que pedem resolução e que se apresentam de várias formas, através do mesmo enredo como que dizendo a cada repetição: veja, estou aqui e preciso que você me acolha.

E o acolhimento do material inconsciente começa no momento em que tomo contato com ele e me proponho a compreendê-lo. Caso tenha a companhia de um parceiro nesse processo, um terapeuta, por exemplo, o sonho poderá ser examinado no contexto de troca entre nós e do conhecimento que temos a respeito de mim e de meu processo. Esse material poderá ser então amplificado e compreendido levando em conta tanto minha situação, enquanto paciente sonhador, quanto o conhecimento do terapeuta e da relação que se estabeleceu nesse trabalho.

Sonhos são um material poderoso e podem sempre nos trazer maior conhecimento a nosso próprio respeito.