DESTAQUES

Trato meu namorado muito bem e sou comparada à mãe dele, isso prejudica o relacionamento?

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO

por Anette Lewin

"A obviedade em altas doses mata qualquer relacionamento"

Resposta: Provavelmente você andou ouvindo "palpites" que a deixaram insegura.

Talvez de quem lhe queira bem, talvez de quem sinta inveja de sua dedicação ao namoro. O importante é que você entenda que não existem fórmulas prontas na relação a dois.

Em geral, tratar alguém com carinho, delicadeza e dedicação não traz prejuízos ao relacionamento. Muito pelo contrário: essas atitudes constituem a base de um relacionamento sólido e duradouro. Mas é importante ressaltar que nem só de base vive uma estrutura.

Assim, talvez você precise acrescentar a essas atitudes alguns elementos que mantenham a relação amorosa acesa, evitando que seu namorado fique com você apenas por que você faz tudo o que ele quer. Para isso, tente avaliar quais são suas qualidades pessoais e questione-se se você as apresenta a ele.

Ele gosta de mim pelo meu jeito de ser ou por que o trato bem?

- Suas opiniões são ouvidas?

- Você se sente admirada por ele?

- Ele a elogia por atitudes que você toma em sua vida pessoal?

Esse questionamento é importante para dar a você a certeza que é gostada pelo que é e não apenas pelo modo de tratá-lo.

No relacionamento dou mais importância a mim ou a ele?

Avalie também qual a importância que você dá a você mesma dentro do relacionamento, em comparação à importância que você dá a ele.

- Você coloca suas opiniões em questões polêmicas?

- Pede ajuda dele quando precisa?

- Participa das decisões a serem tomadas?

- É tão bem tratada por ele quanto o trata?

Aqui estamos trazendo à tona a questão do equilibrio, fator essencial para a manutenção de um vinculo saudável. Afinal, relação é troca, e os papéis dos participantes devem ter uma alternância para que o dar e o receber sejam distribuídos de forma homogênea.

Outra questão a ser feita refere-se ao jogo amoroso em si. Como em qualquer jogo, o fato do jogador não saber qual é a próxima jogada do parceiro é essencial para que o jogo não perca seu encanto.

No amor também algum grau de imprevisibilidade se faz necessário para imprimir a ele algum colorido. Assim, tente mudar seu jeito de fazer as coisas de vez em quando; surpreenda-o com um "não" no meio de tanto "sim"; deixe rastros de um pequeno mistério no ar com um "não sei..." jogado ao léu... Enfim, faça com que uma pequena dúvida a seu respeito esteja sempre presente. Afinal, a obviedade em altas doses mata qualquer relacionamento.

Finalmente, depois de refletir sobre todas essas questões, guarde suas conclusões numa gaveta e deixe que os momentos a dois continuem espontâneos e naturais. Nada pior do que seguir uma cartilha para tentar moldar uma relação.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.