17 princípios para ser mais contente e sereno

por Emilce Shrividya Starling

“A felicidade reside no aqui e agora”

Continua após publicidade

Todos nós estamos em busca da felicidade. Tudo que fazemos é com o objetivo de sermos felizes. Estamos sempre procurando por algo melhor. Viajamos, adquirimos posses, roupas, objetos eletrônicos, celulares novos, tudo de mais moderno. Merecemos conforto e prosperidade, mas precisamos buscar o equilíbrio em nossa vida.

Estudamos, buscamos o amor, casamos, temos filhos, buscamos amizades, sucesso e realizações. Mas, se ficarmos dependendo apenas das coisas externas, das pessoas, dos acontecimentos, iremos alimentar apegos, ansiedade, medo da perda, angústia e desejos insatisfeitos.

A felicidade nos escapará se a buscarmos somente nos prazeres sensoriais, nas posses, no amor do outro, no amor dos filhos, nas viagens, no trabalho. Tudo é passageiro e impermanente.

Nossa alegria e bom humor não podem depender de que todas as circunstâncias estejam perfeitas. Temos que nos sentir contentes e agradecidos com o que somos e temos agora, no momento presente.

Continua após publicidade

Se ficarmos nas lembranças do passado, com excesso de pensamentos sobre traumas, problemas ou mágoas das pessoas, iremos nos sentir infelizes, angustiados e deprimidos. O passado já acabou. Viver recordando o passado é fonte de sofrimento e leva a pessoa para terapia, tranquilizantes e infelicidade.

Não podemos mudar nosso passado, mas podemos extrair lições para tornar nossa vida melhor. Ao aprender com o passado, podemos deixá-lo de lado e desfrutarmos nosso agora com um coração agradecido e leveza de espírito.

Compreenda que não é ficar sem memória. É lembrar-se do passado, sem emoções negativas, sem sentimentos de revolta e ódio, sem frustrações ou raiva. Isso é um aprendizado de humildade, de perdão e de entendimento que estamos fazendo mal a nós mesmos quando nutrimos esses sentimentos negativos.

Continua após publicidade

A felicidade reside no aqui e agora. Não depende de pensarmos: “Se conseguir isso serei feliz…”. Podemos ser felizes agora mesmo, se optarmos por isso. Temos que satisfazer nossas necessidades básicas, conquistar a saúde a cada dia, amar e ser amado, realizar nossas metas. Porém, não podemos nos confundir achando que a felicidade é somente externa.

No Yoga, buscamos a felicidade na tranquilidade e amabilidade da mente. Na coragem e alegria interior. Na aceitação da vida, na gratidão, no desenvolvimento das virtudes, que já existem dentro de nós, esperando para serem cultivadas. E no entendimento, que não existe nada por acaso. Colhemos o que plantamos.

Se você pensar que só será feliz quando conseguir tal emprego, quando se casar, quando tiver filhos, quando eles se formarem, quando você fizer tal viagem, se aposentar, ou conseguir isso e aquilo, você nunca se sentirá realizado. Você perderá o momento presente, o único momento que existe, esperando pela felicidade. E, assim, nunca vai se sentir satisfeito.

Não é cruzar os braços e não se esforçar para alcançar seus sonhos. Ao valorizar o que já alcançou, você sentirá mais motivação e entusiasmo para buscar seus ideais.

17 princípios para ser mais contente e sereno:

1. Não tente mudar os outros. Isso gera conflitos e discussão.

2. Mude a si mesmo para melhor. Esse é seu maior dever.

3. Desenvolva aceitação da vida e aceite as pessoas como são.

4. Viva e deixe o outro viver.

5. Mesmo que não possa mudar os outros, nem alguns acontecimentos, você pode mudar o COMO pensa, fala e age. Mudar sua atitude faz toda a diferença, porque elimina sofrimento e efeitos indesejáveis.

6. Atitudes positivas e sábias tornam sua vida mais satisfatória e calma.

7. Seja autêntico. Seja você mesmo.

8. Descubra suas habilidades, talentos e qualidades.

9. Estude, faça cursos e aperfeiçoamentos em sua área. Isso traz segurança e atrai boas oportunidades de emprego.

10. Liberte-se das amarras do medo e dos condicionamentos negativos.

11. Transforme o ego negativo em ego positivo, melhorando sua autoestima, descobrindo sua coragem e força interior.

12. Abra a porta da prisão interior que lhe sufocava, com inseguranças e preocupação com a autoimagem.

13. Acredite em você mesmo. Valorize-se. Torne-se seu próprio e verdadeiro amigo.

14. Entenda a importância de ter pensamentos positivos, pois você só pode sentir o que pensa.

15. Faça relaxamento e meditação para diminuir o estresse e ansiedade.

16. Aprenda a estar presente nas suas atividades diárias, treinando assim para ser mais feliz e calmo.

17. Converse com sua mente: “Ó minha mente pense bem de si mesma, pense bem dos outros.”

Descubra que a felicidade verdadeira é um estado mental, e não é um conjunto de circunstâncias. Perceba que se alimentar pensamentos negativos, vai sentir os efeitos dolorosos desses pensamentos, e não será feliz por mais maravilhosas que sejam essas circunstâncias.

A felicidade é um sentimento que podemos vivenciar e não algo que temos que procurar fora de nós. É um sentimento de quem alcançou a serenidade. É um sentimento de contentamento que pode ser alcançado, mesmo que existam problemas em nossa vida, porque ele vem de dentro de nós, não depende do exterior.

Não tenha medo de ser feliz. Busque sua felicidade nas pequenas coisas cotidianas. Sinta gratidão pelo simples fato de estar vivo. Experimente mudar seu hábito de reclamar, de criticar, e comece a agradecer tudo ao seu redor e na sua vida. Perceba como essa nova atitude vai lhe trazer mais satisfação e tranquilidade.

Escolha ser mais feliz. Você merece. E, para isso, mude suas atitudes mentais e emocionais.

Namastê! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz.