DESTAQUES

Aquecimento global e suas consequências

Marilena Lavorato 01/01/2016 SERVIÇO

por Marilena Lavorato

O aquecimento global é uma alteração climática ocorrida pelo aumento da tempetura no planeta.

Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global que modifica o clima que por sua vez afeta toda a biodiversidade. Desde o derretimento das calotas polares que elevam o nivel do mar; como as tempestades, estiagens e secas que interferem na agricultura e economia.

As causas do aquecimento global, segundo cientistas do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) são as emissões dos gases de efeito estufa das atividades humanas. Porém, uma pequena parcela da comunidade científica atribui esse fenômeno a um processo natural, afirmando que o planeta está numa fase de transição, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.

Segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a que mais sofre. Sua camada de gelo tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40% e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, poderá desaparecer

Se natural ou consequência das atividades humanas, o certo é que o aquecimento global afeta de forma crucial a vida das pessoas e o meio ambiente natural, e algo deve ser feito a fim de evitar as já anunciadas megascatastrofes ambientais.

 

 




Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.