Como saber se a amiga do seu namorado é só amiga mesmo?

por Arlete Gavranic

Meu namorado tem uma amiga, muito amiga, que manda bilhetes e e-mails. Fico com ciúme e não sei como agir.

Continua após publicidade

Resposta: Esse ciúme é sinal que você está insegura com relação a ele ou a você. É preciso ver se você é sempre assim, ou por que essa situação te incomoda tanto.

Ele está diferente com você? Vem evitando ficar com você ou anda te criticando por coisas que nunca reclamou? Essas podem ser pistas para você prestar atenção. Mas se nada disso vem acontecendo, é preciso ver se você está, como já disse, insegura.

É natural namorar e ter amigos (as). Mas muitas mulheres também se aproximam alimentando a imagem de amigas quando decidem conquistar, principalmente se o cara for comprometido.

É preciso diferenciar

Continua após publicidade

1º) Quando duas pessoas têm afinidades, admiração e partilham ideias, um hobby, trabalham juntas ou moram perto, e vivem uma amizade sincera, desprovida de intimidades ou de outras intenções.

2º) Quando duas pessoas vivem uma ‘amizade de fachada’, onde há demonstrações de afeto excessivas com bilhetinhos, presentinhos, e-mails, torpedos carinhosos e comportamentos de, sempre que possível, abraçar, dar beijos, ou andar de mãos dadas.

Esses comportamentos podem indicar, sim, que existe um clima de sedução no ar. Algumas vezes os homens não percebem que aquelas ‘demonstrações de afeto e amizade’ são excessivas e significam sedução. Outros percebem e permitem que esse ‘jogo’ continue, pois ficam com o ego inflado.

Continua após publicidade

Se ele estiver em fase de crise, com problemas no trabalho, na família ou na vida pessoal, ter o apoio de seus amigos (as) é natural. Mas esse momento de fragilidade é um dos mais utilizados por muitas mulheres para se fazer presente e usar de sedução para a conquista.

Bilhetes, torpedos, e-mails de apoio e carinho são uma forma de se fazer querida e lembrada. Fazer o papel de mulher legal e otimista, ou de triste e insatisfeita, que necessita de um ombro amigo, costumam ser estratégias utilizadas.

O que fazer?

Conhecer essa amiga é muito importante, fazer-se presente. Afinal, se ela é uma amiga do seu namorado, não há mal nenhum em você conhecê-la! E aí se você perceber que realmente ela deseja algo mais que amizade, aí você pode conversar com ele e propor que ele troque de papel com você e se imagine vendo você com um amigo, que se comporte como ela. Em geral, isso faz com que eles tenham mais atenção e respeitem o limite da amizade, ou até ‘corte’ as investidas da ‘amiga’.

Mas por mais raiva que você fique, controle-se e nunca dê vexame.

Brigar com ela, xingar, isso nunca!. Isso só fará com que ela vire a coitadinha e você a vilã.

Mas se ele não se sensibilizar e mudar a postura com ela, ou se ele te impedir de conhecer a autora dos bilhetes e cartinhas ou presentes, querendo preservar ou defender essa ‘amiga’, talvez seja o momento de avaliar se ele está respeitando seu afeto ou se está apenas preocupado em ser admirado e gostando disso. Aí você terá que ver se continua valendo a pena investir nesse cara. Pense nisso!