Meu marido não acompanha meu ritmo sexual

Por Marcelo Toniette

Ficamos 24 horas juntos, pois trabalhamos na mesma empresa, já o peguei se masturbando várias vezes. O que devo fazer?

Continua após publicidade

Resposta: Ao ler a sua pergunta vejo que, apesar de estarem 24 horas um perto do outro, o encontro entre vocês dois não acontece, inclusive na hora do sexo. É muito comum em uma relação uma das parcerias ter mais, ou menos, motivação para o sexo do que a outra parceria. “Remédio” para diminuir libido? Anular-se? Nada disso resolverá a questão.

Reflita como vocês dois estão administrando as 24 horas que estão juntos. Levar o “esquema profissional” para dentro de casa não surtirá bons efeitos. Em casa o esquema muda, e impera o compartilhar o carinho, o afeto, as dúvidas, os medos, e tudo aquilo que faz parte da nossa condição humana.

Você o viu masturbando-se. O que você sentiu? Já conversou com ele sobre seus sentimentos com relação ao tê-lo visto várias vezes nessa prática? Veja, não estou dizendo aqui para você ter um juízo de valor se isso é certo, ou se isso é errado, mas coloque o que sente. Vocês já conversaram sobre alternativas de vivência a dois, com prazer? Aproveite e fale sobre os seus sentimentos com relação a ele e sobre as suas necessidades, do quanto está difícil lidar com o fato de fazer menos sexo do que gostaria. Invistam na possibilidade de vocês encontrarem uma situação que seja gratificante e prazerosa para ambos.

Uma relação é fortalecida por meio da troca, do apoio mútuo. Se uma das parcerias se anula, ou o contrário, se sobrepõe ao outro, o encontro fica prejudicado. A escuta atenta e o cuidado consigo e com o outro torna-se fundamental para uma vida a dois.

Continua após publicidade

Meu marido se submeteu a uma cirurgia de próstata e está impotente, mas isso está afetando nosso casamento

Resposta: Vários fatores podem estar envolvidos no fato de o seu marido apresentar dificuldade de ereção. Nem sempre a intervenção cirúrgica de próstata gera dificuldade erétil, porém, dependendo da intervenção o homem pode apresentar algum tipo de dificuldade até um ano depois da cirurgia ter sido feita. Sugiro que seu marido converse com um médico urologista a fim de realizar uma avaliação do quadro e checar se existe causa orgânica para a dificuldade que ele apresenta. Caso não exista causa orgânica, é provável que tenha alguma causa emocional. Nesse caso, sugiro que procure um psicólogo para realizar a avaliação e tratamento específico para o caso de seu marido. Boa sorte!

Atenção!

Continua após publicidade

As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento