Ficar longo tempo sem fazer sexo realmente causa irritação?

por Sandra Vasques

“Tenho uma vida sexual muito rara, não sou casada e nem tenho namorado e há muito tempo nenhuma paquera. Estou muito irritada, não tenho nenhuma paciência. Isso é consequência de não ter vida sexual?”

Continua após publicidade

Resposta: Muitas vezes quando uma pessoa fica irritada constantemente, os outros ao seu redor ficam cochichando que ela está assim porque está precisando de sexo. Mas é claro que isso não é necessariamente verdade. Ficar muito tempo sem fazer sexo só vai causar impaciência e irritação se isso for algo importante em sua vida.

Se desejamos muito que algo aconteça, faça parte do nosso dia-a-dia e não conseguimos concretizar, é claro que este fato vai nos deixar frustrados, insatisfeitos. Vamos ver o que pode acontecer diante de algo que queremos muito. Se avaliamos que a impossibilidade da realização do desejo é temporária, e percebemos que existem grandes chances de sucesso, podemos nos concentrar positivamente neste objetivo e alcançar a satisfação.

Em outros momentos, aquilo que queremos muito é impossível, e não temos outra alternativa a não ser nos conformar e enfrentar a tristeza pelo que não é possível até que, passado algum tempo, começamos a fazer novos planos e a alegria e a paz podem voltar a fazer parte de nosso cotidiano.

No entanto, se percebemos que é muito difícil transformarmos a realidade que nos frustra, e ainda assim, queremos que seja diferente, mesmo que procuremos esquecer, esse desejo fica se fazendo notar de alguma maneira e insistentemente, para que façamos algo para resolver este incômodo. Pode ser esse o seu caso se, como disse acima, o sexo for importante para você e avaliar que não há outros aspectos de sua vida que possam estar desencadeando grandes insatisfações. Se você quer que sua vida seja diferente, quer ter oportunidades de ter uma pessoa especial em sua vida, um namorado, e também viver uma sexualidade gostosa e mais frequente terá que avaliar o que precisa fazer para transformá-la.

Continua após publicidade

Afinal, quando é possivel mudar algo que não está satisfatório, não devemos nos conformar e desistir. É preciso ter coragem de enfrentar as limitações, medos e impedimentos, os que vêm do mundo que nos rodeia, mas também aqueles dentro de nós. E quando não nos sentimos capazes de fazer isto sozinhos, procurar a ajuda e apoio necessários. O importante é não desistir de ter paz dentro de si e ser feliz.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

 

Continua após publicidade