Estudos apontam relação entre atividade física regular e redução do risco de câncer

Da Redação

Há algumas décadas, exercitar-se era tarefa de atletas. Com a chegada dos anos 80, houve o boom das academias de ginástica, cujo enfoque principal era beleza e, conseqüentemente, a melhoria da auto-estima. No século XXI, praticar uma atividade física regular é opção de quem está atento à sua saúde, pois pesquisas atestam a ligação entre sedentarismo e diversas doenças, inclusive o câncer.

Continua após publicidade

"Estudos apontam relação entre atividade física regular e diminuição do risco de tumores colo-retal, de mama e de endométrio. Embora esse seja um campo que demande investigações aprofundadas e complementares, é inquestionável a associação da prática esportiva ao reforço do sistema imunológico", destaca o oncologista João Nunes.

De acordo com o médico, há dois tipos de câncer para os quais a atividade física atua de maneira preventiva. "O sedentarismo é um dos fatores do risco para o câncer colo-retal, juntamente com faixa etária, história familiar, obesidade, entre outros", explica. Estudo mostrou que homens que praticam exercícios vigorosos diariamente apresentaram uma redução de 50% no risco de câncer de intestino. "Entre as hipóteses que explicam esse fato está é a de que o exercício físico estimula a função intestinal, fazendo com que haja eliminação de toxinas cancerígenas", complementa.

Estudo: atividade física previne câncer da mama

Estudo realizado com 100 mil mulheres francesas, divulgado pelo Instituto Nacional Francês da Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), revelou que a prática regular de um esporte também previne o câncer de mama nas mulheres. De acordo com os resultados da pesquisa, quanto mais intenso e regular o exercício, menor é o risco de desenvolvimento da doença. Em mulheres que afirmaram praticar atividade física intensa por cinco horas ou mais por semana, a diminuição do risco de câncer de mama foi da ordem de 38%. Segundo o Inserm, o squash, as artes marciais, a corrida, a natação, o tênis e o ciclismo são, nessa ordem, as atividades nas quais se gasta mais energia.

Continua após publicidade

Artigo publicado pela mundialmente renomada revista Nature, em março deste ano, apontou que cerca de 25% dos cânceres estão ligados ao excesso de peso e ao sedentarismo. De acordo com o periódico, a atividade física reduz os riscos de desenvolvimento da doença devido a diferentes mecanismos. São eles: diminuição dos hormônios sexuais, hormônios metabólicos e inflamações, além da melhoria do sistema imunológico.

Cuidados para iniciar atividade física

– Faça uma avaliação médica antes de iniciar uma atividade física.

Continua após publicidade

– Escolha uma atividade que lhe seja prazerosa.

– Pratique atividade física sob orientação profissional.

– Pratique ao menos 30 minutos de atividade física moderada, 5 vezes por semana.

– Para reduzir o risco de câncer de mama e colo-retal, opte por 45 minutos de atividade física – de moderada a intensa – por 45 minutos, 5 vezes por semana.

– Na impossibilidade de freqüentar academias ou clubes esportivos, vale lançar mão de atividades de rotina, tais como: subida e descida de escadas, passeio com o cachorro, jardinagem, lavagem de carro, caminhada em ritmo ligeiro, dança, pedalada ou natação.

– Para os atletas de fim-de-semana, pessoas que praticam atividades apenas aos sábados e domingos, um alerta: a prática é prejudicial, pois não apresenta um ritmo adequado e coloca em risco a saúde.

– A prática de atividade física ao ar livre requer o uso de filtro salor, com fator mínimo de proteção 15.