Férias ajudam ou atrapalham vida sexual?

por Arlete Gavranic

O dia a dia corrido e o excesso de preocupação roubam tempo e energia para cuidar do relacionamento e do sexo de forma satisfatória.

Continua após publicidade

Mas e nas férias?

Muitos dizem que precisam de férias para melhorar a qualidade das vidas afetiva e sexual. Outros são mais explícitos e dizem que precisam de férias para reacender o tesão.

Mas será que as férias sempre ajudam a melhorar o sexo e o prazer?

Muitos são os cuidados necessários para não fazer com que as férias se tornem mais uma frustração na sua vida sexual.

Continua após publicidade

Primeiro é importante pensar que férias é sempre uma mudança de ritmo. Essa mudança de horários e atividades, por mais que você ache agradável, provocará mudanças corporais. Em consequência, haverá gasto de energia para promover uma adaptação ao novo ritmo. Essas mudanças e adaptações é o que chamamos de estresse.

Mas será que as tão desejadas férias podem ser estressantes? Segundo a escala para avaliação de estresse de Holmes-Rohe, (de zero a cem), as férias representam 13 pontos, a alteração no hábito de dormir soma 16 pontos e as alterações de hábitos alimentares mais 15.

Nessa época de final de ano, é muito comum as pessoas organizarem viagens com a família ou amigos. Pense: será que vai existir privacidade para o sexo?

Continua após publicidade

Caso não vá ficar em hotel, os afazeres domésticos continuam. E não é difícil que no final do dia o cansaço apareça.

Outra queixa frequente das mulheres nas férias é que seus parceiros aproveitam para sair da rotina e relaxar, abusando no uso de bebidas alcoólicas, o que pode provocar dificuldades de ereção e, somado às altas temperaturas do verão, pode provocar alterações na pressão arterial, mal-estar e muito sono.

O abuso na alimentação é outro ponto a ser cuidado. Viagens para o litoral nos incitam a comer peixes e frutos do mar. É preciso tomar cuidado com a conservação desses alimentos, que além de calóricos, com o calor podem deteriorar e provocar problemas muito sérios à sua saúde. Se a sua viagem for para o interior, não abuse das comidas gordurosas e temperos fortes que não esteja habituado.

Nas férias de verão sempre queremos ganhar um bronzeado, portanto cuidado com o excesso de exposição ao sol.. Ao invés de desfrutar do prazer com os carinhos do parceiro, o ardor na pele acaba dificultando qualquer aproximação mais sensual.

É férias, hora de descontrair, mas isso não significa abrir mão de sua vaidade e de cuidados pessoais básicos. Alguns comportamentos tiram o tesão de qualquer um. Cuidado para não ficar o dia todo com ‘aquele velho calção de banho e chinelo’ ou com aquela ‘canga que parece vestido’, com os cabelos despenteados, barba por fazer, sem escovar os dentes.

Mas pode ser que vocês escolham outro tipo de férias e resolvam fazer uma excursão, uma viagem de navio, ir a um hotel fazenda ou a um resort. Nas últimas situações há uma questão muito interessante para casais com filhos menores, pois existem serviços de recreação excelentes que entretem a garotada enquanto vocês podem passear e aproveitar para namorar.

Os mesmos cuidados com o sol, bebidas e alimentação devem ser tomados para evitar problemas.

Mas quando se faz opção por férias como essas, é importante que a relação de confiança entre o casal e a autoestima estejam bem. Essa colocação se deve, pois não é incomum viagens maravilhosas serem ‘estragadas’ por crises de ciúme, ou porque um dos parceiros por baixa autoestima evita sair, ir à praia, à piscina ou a passeios. Prefere ficar só ou acha que o parceiro ficou a fim de outra pessoa.

Aqueles que desejam aproveitar o período de férias para apimentar a vida sexual, precisam estar em sintonia, os dois têm que estar disponíveis e envolvidos nesse projeto de resgatar a intimidade e o tesão.

Planejamento de férias deve ser pensado pelos dois e os cuidados para que tudo saia bem é da responsabilidade do casal.