Como fica a vida sexual na gravidez avançada?

por Sandra Vasques

“Minha esposa está de 7 meses e tenho medo de ter relação sexual e machucar o bebê. Ela pode ter orgasmo? Isso afeta o bebê?”

Continua após publicidade

Resposta: Toda mulher ao saber que está grávida deve procurar um ginecologista que vai acompanhar toda a gravidez, solicitar exames específicos e fazer as orientações e intervenções necessárias para que tudo corra bem. Assim, se sua esposa está sob acompanhamento, não teve intercorrências como sangramento, presença de placenta prévia, ameaça de trabalho de parto prematuro, entre outras, provavelmente o médico liberou o casal para ter relações sexuais até o final da gravidez. E se isso aconteceu, não existe nenhuma contra-indicação.

Sexo durante gravidez pode trazer novidade e prazer

Transar durante a gravidez traz muitas novidades com as quais o casal vai precisar lidar, mas que podem enriquecer a vida sexual, e aproximá-los ainda mais. O corpo muda, os seios aumentam de tamanho, assim como os quadris, que se alargam, dando novos contornos que podem ser experimentados de um jeito muito sensual.

No entanto, existem muitas mulheres que ficam muito incomodadas, em especial pelo aumento da barriga e do peso e não percebem essas mudanças de um jeito positivo. Sentem-se feias e pouco atrativas. A atitude do parceiro neste momento será muito importante para que ela perceba que eles podem enxergar beleza e sensualidade neste novo corpo e que o desejo continua a existir.

Continua após publicidade

Mas, ainda que o parceiro se comporte assim, algumas mulheres não se sentirão à vontade e será necessário investir em outros carinhos para manter a proximidade afetiva.

Mitos: machucar o bebê e respeitar maternidade

Também é preciso dizer que alguns homens realmente não conseguem se sentir disponíveis para a transa, em função da algumas crenças, como o de que na maternidade a mulher deve ser especialmente respeitada, o que é verdade, mas sexo não é falta de respeito, certo?! Ou porque têm medo de machucar o bebê. Isto não é possível, pois o bebê está bem protegido dentro do útero.

Continua após publicidade

Sexo prazeroso faz bem

Aliás, o bem-estar resultante de uma relação sexual prazerosa, só vai fazer bem à mamãe, que transmitirá para o filho essas sensações, o que é muito bom para os três: papai, mamãe e filhinho.

Posição sexual para gravidez avançada

O que é necessário observar é que com o aumento do peso e com o crescimento da barriga, será necessário procurar posicões mais confortáveis e que não façam pressão sobre o abdome, principalmente no último trimestre da gravidez. Uma posição que pode ser muito boa, por oferecer intimidade ao casal, não cansar a mulher ou pressionar o abdome e ainda possibilitar um bom acesso do homem ao corpo da parceira, é com os dois deitados de lado, com ele por tras. É claro que a mulher deve dar dicas, e dizer se o ritmo e a intensidade da penetração estão agradáveis ou não. Assim, fica mais tranquilo para o homem também se sentir mais seguro.

Contração desencadeada por orgasmo ameaça o bebê?

Quanto ao orgasmo, pode até acontecer dele desencadear alguma contração, mas nada ameaçador. Aliás não é só o orgasmo que pode levar a mulher a sentir uma contração, mas também a estimulação dos mamilos!

Assim, se o médico liberou, e os dois estão com vontade, podem ir em frente que o bebê só terá a ganhar. Afinal, depois que o bebê nascer, precisará de muita atenção e vocês terão que ficar pelo menos uns 40 dias sem transar, que é o período do puerpério recomendado pelos médicos em geral, para haver a recuperação dos órgãos genitais femininos.

No entanto, assim como você se preocupou com a vida sexual com sua mulher durante a gravidez, lembre-se de continuar dando muito amor e carinho para ela, que estará muito mais sensível. O interesse e apoio do companheiro durante toda a gravidez e após o parto é muito importante para que estes momentos sejam mais felizes ainda.