Masturbar-se por longo período pode causar desinteresse pelo sexo a dois?

por Arlete Gavranic

A masturbação é uma atividade de autoerotismo, praticada por homens e mulheres. Essa pratica é prazerosa e pode ser importante para aprender como obter prazer com o próprio corpo. Enfim, um ‘test drive’, para descobrir os caminhos do prazer.

Continua após publicidade

Existem vários mitos em torno da masturbação como: causar dor de cabeça, miopia, pelos nas mãos, espinhas, loucura…

A masturbação pode vir carregada de culpa e medo. Culturalmente, além desses mitos, sua prática é tida como algo que não deveria ser estimulado.

Surge aí uma questão muito frequente entre jovens e adultos:

A prática de masturbação por longo período pode causar desinteresse pelo sexo a dois?

Continua após publicidade

Não acredito.

O primeiro aspecto a ser ressaltado é que essa prática pode ser muito benéfica ao corpo, ao prazer e à própria sexualidade. Não é o prazer autoerótico que ‘vicia’ e faz as pessoas fugirem da sexualidade a dois. Mas algumas pessoas – por dificuldades de estabelecer vínculos, ou por baixa autoestima, ou por medo da avaliação que o outro fará de seu desempenho ou do seu corpo -, acabam fugindo de relacionamentos e se ‘fechando’ na satisfação de um prazer autoerótico.

Faça dessa prática um prazer a mais

Continua após publicidade

A prática da masturbação pode ser um prazer a mais, um momento de autoacariciar-se, sem nada comprometer a busca de viver o sexo com o (a) parceiro (a). Pelo contrário, encontraremos para muitos uma função de estimulação do desejo, das sensações corporais que ‘acordam’ ou ‘mantêm esse corpo acordado’ para os prazeres corporais e retroalimentam o desejo de viver o encontro sexual.

Aproveite esse momento de intimidade e não restrinja essa erotização só à genitália. Aprenda a acariciar seu corpo, descubra sensações novas nesse grande órgão de prazer que é a pele.

Masturbação e adolescência

Todo adolescente tem na prática da masturbação um treino sexual importante, como já citado acima, que trará através dessa autodescoberta mais autoconfiança para a vida sexual a dois. Mas outros irão se satisfazer com o prazer autoerótico e poderão continuar fechados em suas inseguranças, fugindo muitas vezes de encontros verdadeiros. Com pessoas adultas o mesmo acontece, estejam sozinhas ou em um relacionamento.

Casamento e masturbação

Entre casais o desinteresse sexual pode estar mascarando conflitos e mágoas que vêm se acumulando na relação e que muitas vezes fazem com que a aproximação para a intimidade seja evitada e substituída pela masturbação. Isso é para evitar também o famoso momento ‘DR’– discutir a relação -, que envolve o medo de ser acusado (a) ou de ser questionado e ter de assumir erros.