Sobrepeso interfere no prazer sexual?

por Marcelo Toniette

Resposta: O excesso de peso tornou-se um problema de saúde pública nos últimos anos, principalmente por ser considerado causa de inúmeras doenças, a exemplo de diabetes, hipertensão, derrames, entre outras.

Continua após publicidade

Sobrepeso e obesidade são duas situações distintas. Tendo como base a altura e a constituição física, o sobrepeso consiste no peso corporal que excede o peso normal ou padrão de uma pessoa. Uma pessoa que tenha sobrepeso não necessariamente é uma pessoa obesa. Exemplo disso são os fisiculturistas e outros atletas que a partir do treino físico ganham massa muscular ficando acima do peso considerado normal. Já a obesidade está relacionada, além do sobrepeso, à quantidade excessiva de gordura corporal.

O sobrepeso em si não tem conseqüências negativas para o prazer sexual. Por outro lado, a pessoa obesa, pode apresentar uma auto-imagem corporal negativa, prejudicando a auto-estima. A não aceitação de si pode até mesmo levar quadros de depressão. Este quadro vai variar de pessoa para pessoa, o que torna de suma importância considerar como a pessoa percebe e sente o próprio corpo.

O prazer sexual é proveniente da consciência das sensações corporais, das emoções, dos sentimentos despertados a partir do contato consigo e do contato com o outro. A não aceitação do próprio corpo, ou mesmo uma auto-estima abalada, afeta essa percepção e, por conseguinte, prejudica até mesmo o prazer sexual. Além disso, essa não aceitação do próprio corpo pode gerar diminuição do desejo sexual, a evitação de relacionamentos mais íntimos, incluindo os encontros sexuais, além de funcionar como base para dificuldades relacionadas ao desempenho sexual.

O debate da atualidade sobre a obesidade deve sempre perpassar a forma como a pessoa se percebe e se aceita. Impor um padrão de estética pode gerar dor e sofrimento. A pessoa obesa precisa ficar atenta para os riscos do excesso de gordura corporal, além de adotar uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física.

Continua após publicidade

Pesquisas mostram que a alimentação equilibrada aliada a atividade física contribui para o bem-estar físico e psicológico, auxiliando na manutenção da auto-estima. Estar bem consigo é fundamental para o sexo com prazer. Com a auto-estima fortalecida, o campo se amplia para que os relacionamentos sociais, os relacionamentos afetivos, e para que a prática sexual seja plena e prazerosa.

Tenho hipertensão arterial, angina, mas meu problema maior é a obesidade e ereção
Tenho 44 anos, tenho dificuldade de ereção e ejaculo em questão de segundos. Hoje peso 108 quilos. Antes dos problemas pesava 74. Estou desesperado

Resposta: Você vem experimentando um sentimento de desespero diante do que acontece neste momento de sua vida. O desespero beira o território da não-esperança, do desalento, da frustração. Quando se está no desespero, diminuímos as possibilidades de encontrar o bem-estar, o bem sentir, pois tendemos a nos paralisar diante do que assistimos.

Continua após publicidade

Seu corpo está dando sinais de que está na hora de você dar uma atenção especial à sua saúde, visando readquirir o seu bem-estar. As dificuldades sexuais podem funcionar como um termômetro para saber quando algo não anda bem, seja no aspecto emocional, seja no aspecto orgânico, ou em ambos os aspectos. Essas dificuldades podem sinalizar a necessidade de se adotar hábitos de vida mais saudáveis, incluindo alimentação equilibrada, prática de atividade física, redução do estresse, entre outros. Em situação de problema de saúde, a sexualidade acaba sendo abalada, pois a prioridade do organismo, neste caso, é a manutenção do bem-estar e não necessariamente a busca de prazer.

A partir da sua pergunta, a impressão que passa é de que quando você tinha 74 quilos não existia problema, agora, com 108 quilos, os problemas surgiram. A questão do peso não deve ser vista apenas como uma imposição em prol da “estética” ou em prol do “saudável”. Mas parece que o seu peso atual gera incômodo em você, pois você relaciona este fato com os problemas apresentados.

Vale lembrar que os fatores que geram as doenças cardiovasculares – hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes… – são os mesmos que provocam a dificuldade de ereção, e a obesidade está entre esses fatores. É importante ressaltar que o homem que apresenta dificuldade de ereção realize uma avaliação para checar fatores de riscos cardiovasculares, ou até mesmo a presença de doença cardíaca.

Que tal você comprometer-se a dar mais atenção ao seu corpo e ao seu bem-estar? Em primeiro lugar, sugiro que você procure um médico cardiologista para iniciar, além do tratamento da sua hipertensão, o acompanhamento para a sua reeducação de novos hábitos que auxiliem você a alcançar um peso corporal que lhe faça sentir-se bem. Se as dificuldades sexuais persistirem, sugiro a procura de um psicoterapeuta que tenha trabalho voltado para a sexualidade.

Em vez de ficar no desespero, mobilize-se para o encontro de uma melhor qualidade de vida. Você pode e você merece!

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento