O que o sexo tântrico realmente pode te oferecer?

por Arlete Gavranic

Frequentemente encontramos pessoas que não sabem ao certo o que é tantra. Algumas acreditam que tantra é uma religião, mas a maioria pensa que é um manual de sexo e de posições sexuais.

Continua após publicidade

Em sânscrito, tantra significa “o que conduz ao conhecimento”. Segundo estudiosos, o tantra surgiu há cinco mil anos na Índia. Sua prática é um modo de vida orientado para o autoconhecimento, que possibilita a seus praticantes o desenvolvimento da consciência, da percepção dos sentidos e sua sensibilidade, através da aprendizagem de ouvir e respeitar o corpo, de viver a naturalidade em todos os aspectos da vida.

Os estudiosos dizem que tantra é aprender a aproveitar a vida em seu máximo. Isso inclui a sexualidade, diminuindo a ansiedade de desempenho, experimentando todo o prazer do momento, do aqui/agora, liberando-se das frustrações já vividas e das expectativas futuras, aprendendo a ter autoconfiança, crer na sua energia e viver as sensações. Afinal, o verdadeiro conhecimento vem do sentir e não do pensar. A importância do sexo no tantra se deve a essa visão de crer que o sexo é a causa da vida e do amor e, portanto, é a energia básica para a vida.

O tantra é uma prática que contém técnicas para despertar e melhorar a performance sexual. Também ensina a intensificar e prolongar o orgasmo. Usa rituais para transformar a relação sexual em um prazer maior, fazendo com que o sexo, vivido de forma criativa, possa promover e melhorar a intimidade do casal. Assim propicia maior prazer e confiança nas habilidades sexuais.

Sexo tântrico possibilita ao homem ter orgasmos consecutivos?

Continua após publicidade

A grande pergunta dos homens é se podem aprender a ter vários orgasmos consecutivos, mais intensos e fortes, sem ejacular e nem perder a ereção. Essa é uma confusão muito grande, o orgasmo dos ocidentais nem sempre correspondem à proposta dos praticantes do tantra, que valorizam as inúmeras sensações corporais e a descoberta das diversas possibilidades do prazer erótico.

A filosofia do sexo tântrico não é de produzir vários orgasmos, mas de proporcionar muitas e prolongadas sensações de prazer, o orgasmo pode ocorrer em alguns casos até duas ou três vezes.

É importante saber que o sexo tântrico é o resultado de um processo: treino, técnicas, concentração… Isso leva a pessoa a segurar o orgasmo cada vez mais, adiando-o para obter um prazer prolongado. Para a visão tântrica, deve-se curtir ao máximo a intimidade, pois se esse encontro for bem vivido, o orgasmo será uma consequência natural.

Continua após publicidade

Alguns praticantes relatam ter contatos sexuais de várias horas e que o prazer obtido, após a liberação da energia do orgasmo, é muito intenso. Pode até ser que aconteça mais de um orgasmo, mas se essa expectativa for imperativa, a prática do tantra poderá ser comprometida, pois se deixa de viver a sensação do prazer e da intimidade.

Atitude mental é mais importante que posição sexual

Quanto às posições sexuais que podem melhorar a performance sexual, segundo o psicólogo e especialista em tantra Sw Anand Siddhen, “As posições sexuais têm importância, mas a atitude mental é o que mais importa, pois se as pessoas se entregam de verdade numa relação sexual, seus corpos naturalmente assumirão a posição correta”.

Apesar dos homens segurarem o orgasmo e também a ejaculação, é importante esclarecer e desfazer um mito, pois o método tântrico não é um método anticoncepcional. Ao contrário, se o corpo estiver equilibrado, a produção hormonal e a fertilidade também estarão. É importante salientar que a camisinha pode e deve ser utilizada, pois não irá comprometer as sensações e ainda vai proteger dos riscos de doenças e gravidez.

Existem vários cursos que orientam e ensinam essa filosofia e dão exercícios práticos para as pessoas irem desenvolvendo essa percepção das sensações prazerosas. Para frequentá-los não há limite de idade, mas é esperado que o aprendiz não use nenhum tipo de droga e nem consuma carne vermelha, elementos impróprios para a medicina chinesa e indiana.

Segundo o terapeuta e professor de cursos nesta área Munir C. Zabani, a aprendizagem do tantra nos cursos ocorre através de técnicas de dança, movimento, respiração e trabalhos energéticos tântricos, percorrendo os ritmos do nosso corpo.

Massagem tântrica ou erótica?

A técnica da massagem tântrica (chamada por muitos de massagem erótica) visa despertar as sensações eróticas, pois sensibiliza regiões corporais que estavam sensorialmente adormecidas, e desperta o corpo para o prazer, propiciando uma maior consciência corporal. Inclusive, um desprendimento de tabus aprendidos anteriormente.

A massagem tântrica é feita através de exercícios e toques sensuais que estimulam o erótico, mas massagem erótica pode ser feita simplesmente em casas de massagem (sacanagem), como a massagem tailandesa feita com o corpo da mulher, principalmente com as mamas deslizando sobre o corpo do cliente.

No tantra os sentidos são usados através do encontro auto-erótico, pois primeiro é preciso tomar consciência de que cada um é responsável por seu próprio prazer sexual, pois quando a pessoa desenvolve sozinha a sua própria capacidade orgástica, tem condições de se relacionar com outras pessoas prazerosamente.

Os sentidos também são referência no encontro com o outro. As pessoas são despertadas, como se fosse a primeira vez que estivessem juntas a: ver, ouvir, tocar, cheirar e sentir um o corpo do outro, sentindo cada detalhe, de cada parte do corpo.

Essa técnica possibilita uma sensibilização de toda a região corporal, inclusive genital, aumentando o prazer e permitindo a vivência da sexualidade plena. Para as mulheres, ainda é ensinado a identificar seus pontos de prazer, inclusive a localizar o ponto G, (segundo explicações, fica na parede anterior da vagina, ou seja, internamente na parte da frente, na parede da vagina, proxima da bexiga) o que não pode ser comprovado pela medicina tradicional.

O ponto G dos homens

Para os homens, o ponto G, segundo explicações, está localizado entre os testículos e o ânus, uma pequena saliência que a mulher ao localizar pode empurrá-la e massageá-la.

Sexo tântrico não faz distinção entre homo e heterossexuais

Na prática tântrica não há julgamentos de conduta, de certo ou errado, podendo ser realizada entre casais homo ou heterossexuais, pois a única coisa que importa é que as pessoas possam aprender através de suas experiências o caminho para uma consciência ampliada, com uma maior qualidade de intimidade e prazer.