Carnaval: ficar sem fazer nada é necessidade

por Rosemeire Zago

Carnaval: largue o relógio, o celular e abandone o que não serve mais

Continua após publicidade

Por incrível que pareça muitas pessoas sentem dificuldade em se permitirem ficar à toa no Carnaval. São tão rígidas consigo mesmas que mesmo podendo descansar, estão sempre atentas ao relógio, impondo-se hora para acordar e até para divertirem-se. Mas qual a causa dessa rigidez?

Por que não me permito descansar no feriado?

Os motivos que podem levar uma pessoa a ter dificuldade em se permitir descansar são muitos, mas algumas origens podem estar no ambiente que cresceu, na forma que foi educada, nas dificuldades e necessidades que passou, nas cobranças que teve. Algumas podem ter sido sempre cobradas por resultados; outras sempre presenciaram seus pais trabalhando com muito sacrifício para conseguirem manter os filhos; outras ainda, por não se sentirem valorizadas pelo que faziam, passam a querer, inconscientemente, a fazer muito além, para mostrarem seu valor ou o quanto são capazes.

Para obter aprovação fazem de tudo para agradar e assim, se sobrecarregam fazendo mais do que podem suportar, sempre se preocupando em descobrir o que os outros querem para satisfazer as necessidades destes e deixando-se cada vez mais de lado ou em segundo plano.

Continua após publicidade

Pessoas rígidas, inflexíveis, exigentes acima de tudo consigo mesmas, em geral tiveram um lar de muita cobrança ou necessidades não satisfeitas, seja financeira, mas principalmente necessidades de afeto, demonstração de amor, e passam a vida buscando provar para alguém que são importantes e dignas de receberem atenção.

Claro que todo esse processo ocorre inconscientemente e quase sempre pagam muito caro por isso, pagam com sua saúde, ou melhor, com a perda dela.

O importante é ter a consciência da própria rigidez, inflexibilidade e principalmente das cobranças internas e suas necessidades, pois geralmente quem é assim, quase não percebe que age dessa maneira consigo mesma. Esses são os principais fatores que podem contribuir para o estresse e em consequência, alguma doença mais séria.

Continua após publicidade

É importante lembrar que não devemos esperar por um feriado para conseguir efetivamente descansar e relaxar, isso já se tornou necessário em nosso dia a dia para mantermos a qualidade de vida e a prevenção de muitas doenças.

Ficar sem fazer nada é necessário

É preciso aprender a tirar umas horas todos os dias para simplesmente fazer nada. Isso não é errado como algumas pessoas acreditam, é necessidade! Se for viajar ou mesmo ficar em casa nesse feriado é importante deixar o relógio de lado, a cobrança em ter que fazer tudo para todos.

Aproveite para fazer coisas que lhe deem prazer, que nem sempre corresponde a sair pulando pelo salão, pelas avenidas, fumando e bebendo muito. Isso muitas vezes pode representar muito mais uma fuga de conflitos internos e que não sabe como resolvê-los do que o desejo sincero de estar rodeado de gente e no fundo se sentindo mais só do que nunca.

Como gosta de passar esses dias sem trabalho? Com quem gostaria de estar? Como está sua relação com as pessoas que lhes são realmente caras? Como está seu quarto, sua casa? Não tem nada que poderia ser arrumado, colocado em ordem? Por que não fazer uma faxina geral e tirar o que não serve mais, deixando espaço para coisas novas? Por que não visitar algumas pessoas que há muito tempo não vê? Ou simplesmente, se a chuva der uma folga, sair para caminhar num parque, à beira-mar, perto da natureza, pois ela sim é nossa maior fonte de energia. Aproveite para andar descalço na areia da praia ou na terra, descarregando energia negativa e recebendo energia positiva.

Se estiver com algum conflito, por que não parar para pensar sobre o que quer para você? Será que se continuar agindo com tem feito conseguirá o que deseja? Será que não está na hora de mudar o caminho? Por que não aproveitar para resolver alguns conflitos que podem estar sugando toda sua energia? Aproveite esses sem horários para dormir um pouco mais. Alimente-se de forma saudável.

E quando o feriado acabar, sinta vontade de voltar ao trabalho, às suas atividades, lembrando-se que não é preciso esperar pelo próximo feriado para descansar ou fazer algo por você, mas que pode e deve incluir momentos de lazer, relaxamento em seu dia a dia, ou alguns minutinhos para simplesmente fazer nada. E sem culpas! E se for difícil para você fazer isso, busque a origem dessas crenças que o fazem ser tão duro consigo mesmo. E não esqueça que a sua saúde é tudo de mais sagrado que tem e sem ela não haverá trabalho, ou qualquer coisa que poderá fazer. Pense nisso e relaxe! Você pode!