DESTAQUES

É saudável um idoso combinar pilates, hidroterapia e alongamento?

Milena Imaizumi 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Musculação e caminhada ao ar livre também são recomendados

por Milena Liste

"Isso duas vezes por semana para cada um, aos 78 anos de idade."

Resposta: Tenho muitos pacientes e alunos, além de amigos esportistas amadores, acima de 80 anos.

Individualidade, herança genética, condições atuais de saúde e psicológica são os fatores que irão decidir suas atividades físicas. Seu corpo irá "falar" com você se está demais.

Acredito que essas atividades não são demasiadas, desde que você se sinta bem, disposto, sem dores adicionais, enfim... satisfeito.

Muitos dizem que a terceira idade é uma fase de perdas social, familiar, profissional e física.

Terceira idade é repleta de pontos positivos

Porém, o que o ser humano não percebe, é que a terceira idade é repleta de pontos positivos: sabedoria, experiência, tempo disponível além de possuir mais segurança financeira. Por incrível que pareça, muitas pessoas aposentadas são o principal pilar de sustentação financeira de famílias, ajudando a criar netos e filhos adultos.

Da parte física, qual a melhor atividade para o idoso?

A perda dos sentidos, como visão e audição característicos desta fase, associado à diminuição de produção de * colágeno (a qual inclui a musculatura esquelética) levam o idoso a ter quedas aleatórias e repentinas. Essas quedas (geralmente na própria casa) são as primeiras causas de internação hospitalar de idosos. Fraturas de quadril, coluna e membros superiores são os "campeões".

Portanto, umas das principais atividades recomendadas são: a musculação, para reforço muscular; caminhadas ao ar livre com o treinamento de subir e descer calçadas; prestar atenção ao atravessar ruas, desviar de buracos nas calçadas também estimulam a visão e audição além do treino muscular e cardiovascular .

Para um treinamento mais específico, pode-se somar o treino de equilíbrio ou **propriocepção e aulas de alongamento para reduzir dores de coluna.

O mais importante é justamente nessa fase a pessoa se dedicar ao seu corpo, pois um corpo ativo, dificilmente terá doenças e depressão.

O que falta nos jovens, os idosos têm de sobra, que é tempo e disponibilidade para se engajar em diversas atividades para conhecer novos grupos de amigos.

Se você não está engajado em alguma atividade física, comece hoje mesmo.

Procure na sua prefeitura atividades específicas para terceira idade e você vera que há muitos projetos.

Bons treinos!

* Colágeno: representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

** Proprioceptivo denominado como cinestesia, termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização corporal no espaço, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Imaizumi responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Imaizumi

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.