Qual a melhor forma de lidar com uma chefe que tem soberba?

por Rosemeire Zago

Resposta: A soberba é um dos sete pecados capitais e está relacionada com orgulho excessivo, arrogância, ou sobreposição de uma coisa em relação a outra, e que leva à soberania, que é o poder ou autoridade suprema.

Continua após publicidade

Pessoas com essa característica demonstram sentir a necessidade de serem melhor do que os outros e querem destaque dentro da empresa. Para tanto, desprezam as ideias e decisões da equipe, não reconhecendo a capacidade dessa. Tomam as decisões, muitas vezes sozinhas, e na hora de reconhecer o fracasso diz que a decisão foi em equipe e no sucesso diz que a ideia foi dela. Típico de pessoas que querem ter sempre o destaque nos grandes projetos, fazendo com que o outro se sinta diminuído para que se sinta superior.

A soberba acaba acarretando muitos conflitos nas relações pessoais, afetivas, familiares, e principalmente profissional, pois quem a comete busca manter o controle, criticando, manipulando e dominando, como forma de manter seu poder e autoridade, com a intenção, ainda que inconsciente, para provar para si mesma seu valor.

Bem, como pode perceber não é nada fácil lidar com uma pessoa que está sempre querendo te diminuir ou te passar para trás. É importante entender que uma pessoa desenvolve essas características por necessidades pessoais, e em geral, não possuem nenhum autoconhecimento, mas você não pode levar isso também para o lado pessoal, pois o que há entre vocês é uma relação de trabalho e de hierarquia.

Para tanto, procure ser o mais racional possível, mostrando sempre que puder, juntamente com outras pessoas, o resultado que ela tem obtido com suas atitudes. Mas se você está se sentindo lesado, injustiçado, perdendo seu equilíbrio e saúde mental por conta de tais atitudes de sua chefe, quem sabe não está na hora de procurar um local de trabalho onde seja mais valorizado e tratado com o devido valor e respeito?

Continua após publicidade