Parece que sofro de hipocondria. O que devo fazer?

por Eduardo Ferreira Santos

“Tenho 41 anos e 8 meses e parece que sofro de hipocondria. Fui diagnosticado com uma alteração no fígado e depois que o médico me deu esta noticia, comecei a sentir dores abdominais e sintomas no fígado. Fiquei com medo enorme de ser diagnosticado com uma doença grave. Quando tem uma pessoa doente, penso que posso ter a mesma doença só de ouvir falar. Se uma pessoa morre de ataque cardíaco, já penso que vai acontecer comigo. Sinto dores abdominais, fiz ultrassom (abdome total) e deu tudo normal. Faço exame de sangue, urina, fezes e creatinina direto e todos normais, mas mesmo assim penso que estou com doença grave”

Continua após publicidade

Resposta: De uma maneira geral, pode-se considerar a HIPOCONDRIA como uma manifestação física da dupla ANSIEDADE/FOBIA.

Uma pessoa ansiosa, seja lá por qual motivo for, tende a transformar essa ansiedade flutuante em MEDO que, por sua vez, “escolhe” um alvo para ser projetado.

No seu caso, esse ” alvo” é o seu próprio corpo e nele você projeta todos os seus medos e inseguranças da vida.

Provavelmente, em sua história de vida, você teve contato com pessoas doentes ou mesmo teve problemas de saúde ainda quando criança; e isso reforçou uma ameaça à sua integridade física.

Continua após publicidade

Isso é apenas uma hipótese, pois apenas uma boa entrevista com um profissional da área (psiquiatra ou psicólogo) poderá esclarecer melhor o que ocorre com você.